Fugas - notícias

  • DR/Américo Simas/CML
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio

Fonte Monumental da Alameda reabre ao público no Verão

Por Lusa/Fugas

A Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, parada desde 2007, está a ser reabilitada: a obra na fonte luminosa vai permitir "retomar os jogos de água" e "abrir o edifício ao público", devendo estar terminada até Agosto.

A autarquia adianta que foi elaborado um percurso de visita do espaço e que vão ser criadas estruturas de apoio ao visitante, bem como uma plataforma na área central do espaço, que “funcionará como miradouro”. A área de visitantes, particularmente a galeria, poderá receber exposições permanentes ou temporárias.

A obra em curso, com uma duração estimada de 180 dias, passa pela intervenção no interior da estrutura, com a reparação dos sistemas electromecânicos e a reposição do equipamento danificado, o que permitirá o funcionamento da fonte.

A intervenção tem financiamento do PIPARU (Programa Prioritário em Ações de Reabilitação Urbana). Em Junho, a autarquia discutiu uma proposta, para repor o funcionamento da fonte luminosa, num valor superior a um milhão de euros.

A Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques está parada desde 2007 e em Abril, aproveitando as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2011, subordinado ao tema ‘Água: cultura e património’, o movimento de cidadãos ‘Fórum Cidadania Lisboa’ alertou para o estado de abandono deste monumento.

A Fonte Luminosa foi inaugurada na década de 40 do século passado para comemorar a entrada das águas do vale do Tejo na cidade.

--%>