Fugas - notícias

  • A maioria das colecções permanentes acabou por ser poupada às chamas
    A maioria das colecções permanentes acabou por ser poupada às chamas Maria Skokanova/AFP/Getty
  • Reuters
  • O castelo em imagem de arquivo
    O castelo em imagem de arquivo DR/Turismo da Eslováquia
  • O castelo em imagem de arquivo
    O castelo em imagem de arquivo DR/Turismo da Eslováquia

Dois rapazes, um cigarro e um castelo eslovaco do séc. XIV destruído pelas chamas

Por Carla B. Ribeiro

Um incêndio destruiu uma grande parte do Krásna Hôrka, o castelo mais bem preservado da Eslováquia, cuja edificação data de 1320. Ao que tudo indica, as labaredas foram originadas por dois rapazes que tentavam acender um cigarro.
Era considerado o castelo mais bem preservado de toda a Eslováquia, particularmente depois de ter beneficiado de obras de recuperação, entre 2010 e 2011, reabrindo ao público em Abril do ano passado. Mas, este fim-de-semana, um incêndio danificou seriamente o edifício — o telhado do castelo e a torre do sino foram completamente destruídos, assim como a nova exposição que se situava na zona mais alta do castelo, localizado na região de Košice. 
 
A maioria das colecções permanentes acabou por ser poupada às chamas: segundo o Museu Nacional da Eslováquia, 90 por cento do material expositivo não apresenta danos. 
 
Uma fonte da polícia, citada pela Reuters, avançou que tudo terá começado com dois rapazes — um de 11 e outro de 12 anos, idades que os tornam inimputáveis — a tentarem acender um cigarro. As tentativas fracassaram mas terão acabado por atear a vegetação em torno do monumento, com as labaredas, alimentadas pela erva seca, a envolverem rapidamente a estrutura.
--%>