Fugas - notícias

DR/CMS

Santarém com bicicletas grátis para residentes e turistas

Por Lusa/Fugas

Santarém quer mais turistas e residentes a pedalarem pela cidade: eis o Biks, um sistema gratuito de partilha de bicicletas, que estará em total funcionamento no Verão, e que tem por objectivo promover a utilização dos jardins e ciclovias.

O projeto Biks - Liberdade em Movimento, que conta com um investimento de cerca de 90 mil euros enquadrado por fundos comunitários, estará disponível em quatro pontos de Santarém a partir do Verão. Trata-se de um sistema de partilha de bicicletas, inserido no programa nacional Bikesharing, que permite a utilização destas bicicletas de forma gratuita. Para começar, há já um ponto Biks em funcionamento (no Largo Cândido dos Reis, frente à Estação dos Correios).

Segundo o vereador do Urbanismo da autarquia, João Leite, as bicicletas "podem servir para a população e turistas usufruírem do centro histórico". O uso das bicicletas está limitado, por um prazo de quatro horas, aos espaços determinados pelo município e que podem ser consultados nos quiosques no acto do levantamento da bicicleta.

As bicicletas estão equipadas com um cesto, para promover (e facilitar) o transporte de compras feitas no comércio tradicional.  

O acesso ao serviço está condicionado à utilização do cartão municipal - Liberdade em Movimento, que poderá ser solicitado no posto de turismo de Santarém, de forma gratuita, por todos os utentes maiores de 14 anos. Os residentes podem pedir um cartão válido por um ano enquanto os turistas têm direito a um cartão válido por uma semana. O serviço deverá estar disponível entre as 8h e as 22h no Verão e entre as 8h e as 19h no Inverno.


CM Santarém

--%>