A Douro Azul, que explora navios turísticos neste rio, decidiu avançar para terra e apresentou uma nova operadora de autocarros panorâmicos, Blue Bus, com dez veículos, que percorrerão 37 quilómetros da Ribeira à Foz, incluindo o circuito das francesinhas.
"Este projecto é uma nova área de negócio em que a Douro Azul está a apostar [e] que permite à empresa estender a sua operação turística às margens do Douro, entrando nas cidades do Porto e Gaia e ainda em Matosinhos, quando houver os paquetes de cruzeiro em Leixões", explicou à Lusa Rui Saraiva, responsável pelo projecto.
O "grande objectivo", acrescenta, é "ajudar aqueles que são os principais actores turísticos e culturais da cidade, cosendo essas mesmas ofertas, através de um circuito a bordo destes autocarros".
Resultante de um investimento de um milhão de euros, o percurso da Blue Bus destaca-se pela inclusão de três pontos: a Ribeira do Porto com ligação ao terminal de cruzeiros do Porto de Leixões; o circuito das francesinhas; e o conjunto arquitectónico das obras projectadas por Souto de Moura. A Blue Bus terá também um sistema de ligação a embarcações da Douro Azul, em serviço shuttle, entre os portos do Douro e o de Leixões.
Os preços variam entre os 10 euros por viagem e os 22 euros por um bilhete de dois dias combinado em autocarro e barco rabelo.
A Blue Bus irá operar diariamente entre as 9h e as 18h30 em horário de Verão e das 9h30 às 17h30 em horário de Inverno, com intervalos de 15 minutos.
O serviço vai criar 14 novos postos de trabalho directos, cujo processo de selecção ainda não está concluído.
O circuito explicado pela Douro Azul
Em resumo
"Passa pelos principais pontos de atracção turística das cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, tem um total de 47 paragens e oferece aos utilizadores um moderno sistema de áudio-guia em 16 línguas, incluindo chinês (mandarim)".
Pontos-fortes dos circuitos
A ribeira do Porto com um grande destaque para o seu centro histórico, "possibilitando assim a chegada de mais turistas àquela zona da cidade, vindos especialmente das centenas de navios de cruzeiro que o Porto de Leixões vai receber e estimulando deste modo o seu comercio local".
O circuito das francesinhas, passando pela Galiza - o mapa oferecido inclu "os 10 melhores locais para comer uma francesinha".
O conjunto arquitectónico constituído pelo maior condomínio habitacional e outro de escritórios, da autoria de Eduardo Souto Moura.
A história
"Um especialista na história da cidade do Porto, o professor Hélder Pacheco, escreveu propositadamente para o circuito do Blue Bus os textos com os aspectos históricos e culturais mais relevantes dos pontos" de passagem.
Os autocarros
"Os modernos autocarros descapotáveis, de um só piso sobreelevado, permitem uma visão panorâmica para todos os passageiros e um sistema mais amigo do ambiente, consumindo muito menos combustível".