O realizador Francis Ford Coppola, célebre por obras-primas como O Padrinho, Do Fundo do Coração ou Apocalypse Now, tem diversificado os seus investimentos: para além de produzir vinho na Califórnia ou vender uma série de produtos alimentícios de inspiração italiana sob a marca Mammarella, tem também um conjunto de hotéis. É aqui que reside uma grande novidade europeia: depois de cinco unidades no continente americano, a linha hoteleira Coppola chegou à Europa com a inauguração, em Março, do Palazzo Margherita, em Itália.
É uma espécie de regresso às origens familiares e logo com um sumptuoso palácio, do séc. XIX, destinado a muitos sonhos e luxos. Localizado no sul do país, em Bernalda, é um esplendor romântico, com frescos nos tectos e paredes, que oferece nove suítes repletas de charme, com grandes e vintage camas, acessos directos a jardins e terraços privados. “Para mim”, escreve Coppola, “é um sonho tornado realidade”.
O realizador destaca “os jardins mágicos, os encontros familiares nos magníficos salões”, “as celebrações, os chás íntimos ou as noites de cinema”. Todo o cenário envolve uma grande história de família: o avô de Coppola emigrou da zona para os EUA no início do séc. XX.
As suítes estão também relacionadas com a linhagem e cada membro da família trouxe as suas ideias, complementadas num trabalho global de remodelação assinado pelo designer francês Jaques Grange: a de Coppola (a nove) tem tectos pintados ao estilo da Tunísia, em homenagem à sua avó, de origens tunisinas. A suíte da filha, Sofia (suíte quatro), também realizadora, é belle époque. A do filho Roman (a sete), é sublinhada a detalhes artesanais.
Ao luxo intemporal juntam-se luxos muito contemporâneos, incluindo televisores gigantes LCD nos quartos, projector de cinema no salão com filmes selecionados pelo realizador, uma cozinha baseada na gastronomia local italiana, um bar Cinecittà…
Além do novo palácio, a série hoteleira Coppola está já representada, com unidades de personalidade única, em Belize (dois), Guatemala, Buenos Aires e Nova Orleães. A próxima abertura está marcada para Miami.
No novel Palazzo Marguerita, dorme-se a partir de cerca 400€ por noite (conforme a suite e luxo escolhido, o preço poderá ir subindo até uns 2500€).