Fugas - notícias

Joe Penney / Reuters

Espaço marítimo e aéreo da Guiné-Bissau interditado pelas Forças Armadas

Por Fugas (com Lusa)

Os espaços marítimo e aéreo da Guiné-Bissau foram interditados ontem “aos tráfegos provenientes do estrangeiro”, por uma questão “de segurança nacional e de salvaguarda da entidade territorial da Guiné-Bissau”, informaram as Forças Armadas do país. A ligação aérea da TAP foi cancelada.
Tal decisão implica “dizer que qualquer outra operação de entrada” no país, “quer por via marítima, terrestre ou aérea, só se efectuará com uma autorização prévia do Estado-Maior, mediante a apresentação dos planos e objectivos desta operação, com a respectiva indicação das referências técnicas dos aparelhos que eventualmente estarão implicados na operação”, informam as Forças Armadas, responsáveis pelo Golpe de Estado que resultou na queda do Presidente interino em comunicado.

Entretanto, o blogue Ditadura do Consenso, do jornalista guineense António Aly Silva, avançou que o espaço aéreo terá sido reaberto ontem à noite, assim como o recolher obrigatório terá sido levantado.
 
No último domingo, a TAP cancelou o voo para Bissau por este chegar ao destino dentro do horário do recolher obrigatório e de não estarem reunidas as condições de segurança. "A situação mantém-se, pelo que ainda não estão reunidas as condições necessárias de segurança à operação do mesmo", informa a companhia no seu Facebook.O próximo voo para a capital da Guiné-Bissau está marcado para domingo às 21h25, hora de Lisboa, com chegada prevista às 00h35, hora de Bissau.
--%>