Fugas - notícias

Enric Vives-Rubio

Greve dos controladores aéreos leva a cancelamento de dezenas de voos

Por Fugas

A greve dos controladores aéreos, na sexta-feira, deverá afectar cerca de 300 voos. Só a TAP reprogramou dezenas de frequências e cancelou 74 voos. Outras companhias, como easyJet ou Ryanair avisam para cancelamentos e alterações. A ANA Aeroportos aconselha os passageiros a confirmarem os voos antes de se deslocarem para os aeroportos.

De acordo com as informações disponíveis no site da TAP, a greve dos controladores aéreos, marcada para esta sexta-feira, vai obrigar a fortes restrições no tráfego. A companhia cancelou cerca de 40 voos (sobretudo de médio curso), reorganizou o plano de voos e alterou horários para evitar os períodos de greve. "Os passageiros com reservas para os voos afectados estão a ser contactados para ser encontrada a melhor alternativa de voo", informa a TAP. De acordo com a lista dos voos cancelados, que teve a sua última actualização às 12h40 de quinta-feira, são sobretudo ligações domésticas e para a Europa ocidental que serão afectadas.

Outras companhias também já procederam a cancelamentos e alterações. A easyJet lista 18 rotas canceladas e a reprogramação de cerca de 40 voos.

Já a Ryanair - que cancelou, pelo menos, seis frequências -  alerta no seu site para possíveis atrasos nos voos agendados para os períodos de greve. "Recomendamos a todos os passageiros com voos de/para Portugal que visitem esta página regularmente para mais informações", sublinham.

A Iberia cancelou voos Lisboa - Madrid - Lisboa e reprogramou outros (ver no Facebook da companhia).

Para os lados da Lufthansa, o site direcciona o passageiro para um motor de pesquisa, de modo a poderem ser verificadas possíveis alterações.

No seu portal, a ANA Aeroportos de Portugal recomenda, "tendo em vista minimizar os incómodos causados por esta situação",  "a confirmação dos voos junto das companhias aéreas, seus representantes locais ou agentes de viagens, antes da deslocação para os aeroportos".

Mais cinco dias com greves

Cinco sindicatos que representam os trabalhadores da NAV apresentaram pré-avisos de greves parciais para os dias 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio. As paralisações vão decorrer em três períodos de duas horas por turno: das 07h às 09h, das 14h às 16h e das 21h às 23h (hora do Continente e da Madeira). Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV avançaram para a greve, informa a Lusa, para contestar a "continuada" ausência de respostas do Governo para a situação de "instabilidade social sem paralelo" na empresa. As estruturas sindicais alegam estar há mais de um ano a chamar a atenção dos governantes para "o prejuízo" das medidas orçamentais em vigor para os funcionários, a empresa e o país.

Pilotos da SATA desconvocaram primeiro periodo de greve
Entretanto, os pilotos da SATA Air Açores decidiram desconvocar o primeiro período de greve, que deveria começar esta quinta-feira e prolongar-se até domingo, mas mantêm a convocatória para uma paralisação entre 17 e 20 de maio.

--%>