Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR

A mais antiga pousada de Portugal está à venda por um milhão

Por Fugas (com Lusa)

Está a celebrar 70 anos mas sem grandes motivos para festejos: a Pousada de Santa Luzia, em Elvas, foi encerrada em Abril e está à venda por um milhão de euros, dois anos após ter sido remodelada.

Está instalada num terreno superior a 12 mil metros quadrados e tem uma área construída de 2796 metros quadrados. Além dos espaços de alojamento (com 25 quartos) ou restauração, integra piscina, garagens e court de ténis. E não lhe falta história: a Pousada de Santa Luzia, em Elvas, Alentejo, é a mais antiga do país, tendo sido inaugurada em 19 de Abril de 1942.

Quem quiser candidatar-se a ter a sua própria pousada, poderá dirigir a sua proposta de compra à Enatur, entidade que supervisiona a exploração da Rede de Pousadas de Portugal, até 15 de Junho. O "preço de referência" é de um milhão de euros e uma das "condições preferenciais" é que o negócio seja feito a "pronto pagamento".

Santa Luzia, encerrada em Abril pelo grupo Pestana (a que está concessionada a exploração das Pousadas de Portugal) por "quebra de reservas", foi remodelada em 2010: após quatro meses fechada, voltava a abrir portas em Abril desse ano "totalmente renovada e preparada para uma estadia de sonho", segundo se lia num comunicado da altura.

Nascida com uma típica arquitectura alentejana, a histórica pousada teve direito, então, segundo informava o grupo Pestana, a redecoração do restaurante, pintura geral de interiores e exteriores do imóvel, piscina e pavimentos reparados, substituição de troços de rede de água quente sanitária e substituição do isolamento ou melhoramento dos jardins. O restaurante da Santa Luzia era também afamado pela forma como apresentava a gastronomia alentejana e portuguesa. 

Já este mês, a comissão que representa os 20 trabalhadores da pousada considerava que Elvas e o Alentejo ficavam "mais pobres em termos de turismo". Em comunicado, os profissionais defendiam que a "primeira responsabilidade" do encerramento do espaço "deve ser assumida pelo Grupo Pestana Pousadas (GPP)", por ter sido "incapaz" de dar uma "nova dinâmica" à unidade, sublinhando-se que "foi a privatização, em 2003, do capital social das pousadas em 49 por cento pelo Governo PSD/CDS de então e a entrega da gestão total ao GPP que está na origem do encerramento definitivo das Pousadas de Elvas e Sousel". A comissão informava ainda que a "maioria dos trabalhadores" de Santa Luzia "chegou a acordo" com a empresa, ou para serem "transferidos" para outras unidades da rede ou através de "rescisões amigáveis".

--%>