Fugas - notícias

Paulo Ricca / Arquivo

Marvão recebe primeiro parque de campismo naturista no interior do país

Por Marta Spínola Aguiar

Marvão terá mais uma atracção turística. O Norte alentejano vai receber o primeiro parque de campismo naturista no interior do país. O terreno, com cerca de dez hectares, já foi adquirido há dois anos, segundo adianta Nuno Frade, um dos promotores do parque, à agência Lusa.
Considerado "um sítio de excelência em Portugal para passar férias", de acordo com Nuno Frade, Marvão, situado no Parque Natural da Serra de São Mamede, foi o sítio escolhido para receber este parque de campismo naturista. E a razão é simples. "Nós quisemos fugir da costa, porque é sempre mais complicado investir nessa zona e também porque esta região [de Marvão] tem imenso potencial", justificou o promotor. 

Sem ter em conta a aquisição dos terrenos, o investimento do parque vai rondar os "cem mil euros", segundo referiu Nuno Frade à Lusa. O promotor do projecto acredita que este tipo de turismo tem imensa procura, sobretudo por parte de turistas holandeses, e lamenta que Portugal pouco tente responder a esta necessidade. 

Quanto à data da inauguração, ainda não há nada definido, apesar de Nuno Frade ter em vista a época primaveril do próximo ano. Porém a regulamentação "bastante complicada e restritiva" dos parques de campismo, poderá atrasar o processo.

Para José Manuel Pires, vereador do município de Marvão, este projecto é "bem-vindo" e salienta que "faz todo o sentido este investimento e está enquadrado com o Parque Natural da Serra de São Mamede", afirmou o vereador à Lusa. "Os clientes deste tipo de espaços são pessoas que convivem com a natureza, que a protegem, que a defendem e, por isso, são bem-vindos", acrescentou.

O naturismo é uma forma de viver em harmonia com a natureza e caracteriza-se pela prática de nudez colectiva. O seu objectivo é fortalecer o respeito pelos outros, pelo ambiente e também a auto-estima. 

Em Portugal existem quatro clubes naturalistas federados, como a Associação Naturista de Portugal (ANP), o Clube Naturalista do Algarve (CNA), o Clube Naturista do Centro (CNC) e a Sociedade Portugal de Naturalogia (SPN). 

Na Europa existem 20 milhões de naturistas, dos quais 12 milhões praticam o turismo naturista, anualmente. Portugal é um dos 15 destinos mais procurados em todo o mundo.
--%>