Fugas - notícias

Uma volta ao mundo Património da Humanidade à boleia do Google

Por Carla B. Ribeiro

Viajar pelos sítios classificados como Património da Humanidade sem sair do lugar. É esse o objectivo de uma nova ferramenta Google que, para já, inclui 129 sítios espalhados por 18 países - Portugal não está incluído neste World Wonders Project, mas entre as notas de intenções está o desejo de "dar vida a todas as maravilhas dos mundos moderno e antigo".

O Google juntou-se, entre outros parceiros, à UNESCO e à World Monuments Fund de forma a reunir o maior número de informações de cada sítio. O resultado é uma incursão à boleia do Street View, ferramenta já conhecida do Google Maps e que permite aceder a imagens com pormenor da vida quotidiana e "explorar locais através de imagens ao nível da rua de 360 graus". Além do Street View, a nova ferramenta inclui maquetas a 3D e outras tecnologias desenvolvidas pela multinacional de serviços online.

O projecto serve para viajar virtualmente ou até para ajudar a planear uma viagem, mas tem ambições mais arrojadas: criar uma base de dados que permita "preservar digitalmente [os vários sítios] para as gerações futuras". Focando-se no presente, o World Wonders Project propõe-se a servir de apoio a estudantes e professores que procurem alternativas a uma forma mais interactiva de aprender.

Há ainda possibilidade de tornar a experiência mais interactiva, participando activamente na inclusão de espaços ou de imagens dos já existentes. Porém, para isso é necessário ter conta Panoramio.

Dos locais já incluídos, a maioria encontra-se na Europa - Stonehenge, no Reino Unido, Pompeia, em Itália, Santiago de Compostela, em Espanha, ou a Catedral de Colónia, na Alemanha -, mas todos os continentes, excepto África, foram contemplados: na Ásia, o Memorial de Hiroshima no Japão; na Austrália, Shark Bay; nos EUA, a norte-americana Route 66; na América do Sul, a cidade brasileira de Ouro Preto. A ferramenta está disponível em inglês, espanhol, francês, italiano, hebraico e japonês.

www.google.com/culturalinstitute/worldwonders

--%>