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Pousada de Cascais, uma das recentes entradas no universo Pestana

Pousada de Cascais, uma das recentes entradas no universo Pestana Nuno Ferreira Santos

Pestana volta a liderar hotelaria

Por Carla B. Ribeiro

O grupo Pestana continua à frente do mercado nacional da hotelaria segundo o Atlas da Hotelaria 2012,  divulgado esta semana pela Deloitte, que registou um acréscimo anual de cerca de 90 empreendimentos.

Segundo o relatório, o grupo Pestana gere um total de 6483 unidades de alojamento, o que significa que domina 5,45% do mercado total de 119 mil. De acordo com o Atlas da Hotelaria 2012, o grupo é seguido no ranking pelo Vila Galé Hotéis, também português, com 3808 unidades de alojamento (3,2%). O terceiro lugar é ocupado pelos franceses da Accor Hotels, com 2890 unidades (2,42%).

Em termos de tipologia, continuam a predominar os hotéis (67%), sendo que são os de três e os de quatro estrelas a representarem mais de metade do total do mercado, com 40 e 35 por cento, respectivamente. De salientar ainda que ao longo de 2011 verificou-se um decréscimo na representatividade dos apartamentos turísticos (de 15% em 2010 para 13% em 2011).

Quanto à distribuição geográfica, as posições mantêm-se: o Algarve lidera com 27% dos empreendimentos turísticos (402 de um total de 1508)), seguido pelo Norte (20%), Centro (18%) e Lisboa (15%).

De acordo com Jorge Marrão, partner da Deloitte, citado em comunicado, a análise macro do sector mostra que o caminho poderá ser o da concentração: "O aumento da concorrência, a pressão sobre os preços e a deterioração de margem obrigam a melhorar a eficiência dos hoteleiros", considera.

Por isso, a tendência, segundo o analista, é de "concentração, através de aquisições ou de contratos de arrendamento ou de gestão". Para caminhar em contraciclo, Marrão aconselha "a diferenciação" como "o caminho para evitar a concorrência directa de preços". "A forte pressão sobre os preços da hotelaria, nomeadamente da associada ao produto Sol&Mar só poderá ser minimizada se houver inovação na abordagem ao mercado e uma diferenciação do serviço prestado."

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