Fugas - notícias

  • Paulo Ricca
  • Paulo Ricca
  • Paulo Ricca
  • Paulo Ricca
  • Paulo Ricca

O ecoturismo chegou ao rio Douro a bordo de uma nova empresa

Por Luciano Santos

Com uma aposta na utilização de barcos ecológicos e em serviços personalizáveis pelos clientes, chegou a Feel Douro. Ancorada na nova marina de Gaia, estreou-se recentemente no turismo náutico.

O exemplo vem de França, onde Manuela Sampaio descobriu um serviço de turismo náutico que recorre a barcos ecológicos. Dali para o Douro, foi um salto, no mapa e na actividade desta ex-empresária têxtil que fundou agora a Feel Douro. Desde meados de Junho, oferece uma nova experiência de navegação: desde a Foz até Barca de Alva, se o cliente, convidado a ser comandante da sua própria viagem, o desejar.

A Feel Douro está instalada na nova marina de Gaia, a Douro Marina. A utilização de iates com recurso a energias renováveis e o serviço completamente personalizado, que abrange toda a bacia do Douro, são, acredita a empresária, os trunfos desta nova empresa de turismo náutico.

Segundo a mentora do projecto, Manuela Sampaio, o projecto é resultado de "uma aventura". A empresária sempre esteve ligada à indústria têxtil e às artes, mas decidiu arriscar no turismo. Uma visita às marinas de França fê-la apaixonar-se pelo conceito e design destes barcos e convenceu-a a apostar na Feel Douro. A empresa insere-se nas categorias de "animação turística" e "operador marítimo-náutico". O investimento, de 1,5 milhões de euros, deverá ser comparticipado por fundos comunitários. A expectativa da empresária é que a verba possa ser recuperada em sete anos.

A principal inovação introduzida pela Feel Douro é a utilização de iates ecológicos, de dois tipos distintos, baptizados Tawny e Vintage. Os dois barcos são da autoria da empresa Greenline e foram construídos na Eslovénia. Diferem no tamanho e na maneira como funcionam, sendo que partilham a capacidade de albergar, no máximo, 12 pessoas. Tawny é o iate mais pequeno, com dez metros comprimento, e funciona através de um motor híbrido, que combina um motor eléctrico com um motor de combustão. O motor eléctrico, assim como toda a energia utilizada a bordo, é alimentado pelos painéis solares colocados no tecto do iate.

Já o barco Vintage, com 12 metros, é demasiado grande para funcionar através do motor híbrido. Apesar disso, toda a instalação elétrica a bordo funciona com recurso à energia solar. Para já, a empresa funciona com apenas dois iates, um de cada tipo, mas aguarda a chegada de mais quatro, até ao início de 2013, o que permitirá aumentar de quatro para dez o número de postos de trabalho criados.

Para os clientes, os preços podem variar de acordo com o programa escolhido, flutuando entre os 35€ e os 1500€ (por pessoa), em viagens que podem durar entre 2 horas e 7 dias. O aluguer dos iates é direccionado exclusivamente a grupos, amigos e famílias. "A utilização é privada, o barco é deles. O cliente comanda a sua viagem", salienta Manuela Sampaio. Ainda assim, é indispensável a presença do skipper (timoneiro) do iate, Ricardo Guerreiro.

Nas viagens mais demoradas, o timoneiro retira-se durante a noite, para que seja respeitada a privacidade dos clientes. Neste caso, são disponibilizados também serviços diários de limpeza, onde quer que o iate esteja atracado, e um conjunto de refeições conservadas em vácuo.


Douro Marina
Feel Douro

--%>