O Douro vai assemelhar-se a um estádio, terá cadeiras nas suas margens para se assistir à passagem dos catamarãs, fazendo do rio um verdadeiro palco de espectáculo à vela. Para além de animação musical, há espaços de comidas e bares ou atracções para os mais pequenos, como castelos insufláveis.
É a festa da 4.ª etapa da Extreme Sailing Series, competição celebrizada como a "Fórmula 1 da vela" na qual participam oito equipas de todo o mundo com catamarãs de 13 metros (os Extreme 40). Quatro dezenas de velejadores navegarão a alta velocidade (pelas manhãs há provas no mar, as provas fluviais realizam-se à tarde).
Para um acompanhamento ao vivo mais completo, estarão disponíveis embarcações para fazer a travessia entre Porto e Gaia, de modo a facilitar a vida a quem quiser trocar de margem e de local de observação dos barcos.
O evento, iniciado quinta-feira e que decorre até domingo, inclui um momento nocturno especial. Nos dias 7 e 8, realiza-se em paralelo um circuito de windsurf, o NeylPride Racing Series, que inclui uma surpresa: uma regata nocturna com as velas equipadas com iluminação LED. Estarão presentes 40 desportistas portugueses e o vencedor de cada divisão levará para casa um prémio no valor de 3000 dólares (cerca de 2422€).
A Extreme Sailing Series é uma competição de vela na qual participam oito equipas de todo o mundo em catamarãs de 13 metros, chamados Extreme 40, que navegam a altas velocidades com o objectivo de atingir o primeiro lugar na corrida. O circuito começou em Fevereiro e vai terminar em Dezembro deste ano. Nesta 6.ª edição, além de Portugal, o circuito integra China, Omã, Turquia, Reino Unido, Itália, França e Brasil.
Quem não puder assistir à etapa portuense, tem a oportunidade de ver em directo na televisão (RTP2) ou através do site oficial do Extreme Sailing Series.