Fugas - notícias

Joana Freitas/Arquivo

RTP dedica 10 horas de emissão ao turismo em Portugal

Por Ana Saleiro

A RTP1 dedica esta quarta-feira a uma emissão especial focada no turismo em Portugal: são dez horas de "viagem" pelo país e pelos contornos de uma indústria fulcral.

A RTP vai passar a quarta-feira dedicada a uma programação especial focada no sector do turismo. "Portugal Hoje" terá como apresentadores João Adelino Faria e Cristina Esteves e prolonga-se por dez horas, entre as 10h e as 20h (com intervalo às 13h para o Jornal da Tarde), em directo.

A emissão vai contar com jornalistas espalhados pelos vários cantos do país que vão retratar a local e nacionalmente a situação actual do turismo em Portugal. Tanto se poderá assistir às viagens, em transportes públicos, de uma família que passa férias na praia perto de casa, como perceber até que ponto as SCUT estão a afectar as zonas turísticas do interior.

Já a jornalista Estela Machado vai estar a bordo de um barco no Douro, por onde irão passar alguns convidados, enquanto Helena Figueiras andará pelo Algarve a esclarecer algumas questões sobre o impacto da crise na hotelaria ("Como está a crise a afectar a indústria hoteleira mais valiosa do país?",  "Estarão os portugueses e os estrangeiros a fugir do país?").

Entre dicas e conselhos, vão ser visitadas algumas praias acessíveis e serão destacados os destinos de eleição dos portugueses. Nos Açores e na Madeira, será traçado o retrato turístico das ilhas. Os Prémios Turismo de Portugal estarão também em destaque.

A emissão conta com vários convidados especiais, incluindo a secretária de Estado do Turismo, o secretário-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal ou o presidente da Confederação do Turismo Português.

--%>