"Um momento único na vida". É assim que Dallas Nagata White, fotógrafa de 25 anos residente em Honolulu, explica a imagem que captou no vulcão Kilauea, em Kalapana, Havai. "Lava Kiss", imagem submetida ao concurso anual de fotografia da revista "National Geographic Traveler" (NGT), é um êxito na net e está a correr mundo. Já lhe chamam o "beijo mais quente de sempre" e mostra a fotógrafa e o marido a beijarem-se cercados por lava e actividade vulcânica e sob chuva - a câmara está num tripé a distância segura.
""Enquadrei a imagem e foquei manualmente"", explica. Um amigo ficou encarregue do disparo e outro de segurar o flash atrás do casal. Na página dedicada à imagem, no site da NGT, White explica como tudo se passou: "Eu e o meu marido, juntamente com um guia turístico e um grupo de amigos, escalámos até ao que antes era a subdivisão dos Royal Gardens acima de Kalapana, Havai, onde a última casa que ainda estava de pé tinha sido recentemente levada pelo activo fluxo de lava. Enquanto esperávamos que a chuva passasse, começámos a tirar retratos em contraluz de cada um à frente do fluxo de lava, depois de ter colocado a minha câmara no tripé. Para a última foto, o meu marido, espontaneamente, tomou-me com um beijo. Foi, realmente, um momento único na vida!"
Mas nem toda a gente acredita na verdade fotográfica do momento, entre dúvidas várias e acusações de manipulação da imagem. Para contornar a desconfiança, a autora publicou uma captação de ecrã da fotografia com o antes e depois da produção em Lightroom (programa de edição e gestão de fotografia digital, criado como complemento ao Adobe Photoshop mas que hoje em dia é utilizado como alternativa por muitos fotógrafos), referindo apenas ter importado os ficheiros CR2 RAW (ficheiros de imagens, neste caso de uma Canon) como DNG (formato RAW standard) para o software e realizado alguns ajustes ("puxar as cores e o detalhe nas sombras e aquecer um pouco as luzes altas"). "Nenhuma inventiva composição de Photoshop. Apenas um sistema de flash sem fios, amigos prestáveis, chuva, lava e Lightroom", resume a autora.
Independentemente de White ser distinguida ou não no concurso da NGT, o certo é que o êxito viral da foto está para durar. Talvez tanto ou mais tempo que o fluxo de lava do vulcão que serve de cenário a este "beijo de lava": desde 1983 que o Kīlauea, um dos mais activos do planeta, segue em erupções e o fluxo é contínuo. No seu site, White faz questão de assinalar que não visitaram a área sozinhos, mas acompanhados por um guia autorizado (Kalapana Cultural Tours).
Para aproveitar o momento e o êxito na rede, White já colocou à venda online impressões do "beijo", que podem custar entre 5 e 490 dólares (4 e 399 euros), conforme o material, dimensão e qualidade da impressão.
O concurso da National Geographic Traveler, que recebeu mais de 12 mil fotos e encerrou a fase de submissões em Julho, revelará os vencedores em Agosto. Entre os prémios, destaca-se a participação numa expedição fotográfica da National Geographic às Galápagos.
Dallas Nagata White: Site | Facebook | Google Plus
[actualização: acrescentada informação acerca dos programas e meios utilizados e edição realizada pela fotógrafa]