A foto intitula-se "Butterfly" e o momento é "íntimo" e vivido a três: uma mulher e uma criança numa cena quotidiana da sua vida em terras dos Kyrgyz, numa das mais remotas regiões do Afeganistão, apenas tornada menos quotidiana pela presença do fotógrafo, Cedric Houin, vencedor do 24.º Concurso de Fotografia da National Geographic Traveler.
"A intimidade deste momento do quotidiano, captado dentro de um yurt familiar, está em total contraste com o ambiente duro em que estas tribos nómadas vivem", resumem, chamando a atenção para as "modernidades" que compõem o quadro: "na direita, reparamos numa televisão e numa aparelhagem de som". Embora vivam a grandes distâncias de qualquer aldeia ou cidade ("a semanas a pé"...) e a uns 4300m de altitude, já recorrem a equipamentos como painéis solares, satélites e telemóveis.
"Um modo ancestral de vida com toques de modernidade", sublinham. O que convenceu o júri, para além da utilização da luz e a textura do retrato, com a sua "rica" predominância de vermelhos e composição dinâmica graças ao uso de composições triangulares. Uma imagem "impressionante", nas palavras da jurada e fotógrafa Alexandra Avakian. "O observador tem a satisfação visual de algo que contraria o cliché", opina Avakian.
A edição de 2012 do concurso da NGT recebeu mais de 12 mil fotos (sendo que para submeter uma imagem a concurso era necessário pagar 25 dólares, cerca de 20,40€), de fotógrafos de 152 países e encerrou a fase de submissões em Julho. Entre outros prémios, o mais apetecível vai directo para Cedric Houin: participar, com acompanhante, numa expedição fotográfica da National Geographic às Galápagos.
O concurso aceitou fotos dividas por categorias: retratos de viagens, cenas ao ar livre, momentos espontâneos e sentido de espaço/lugar.
Os outros vencedores: segundo lugar para o P/B de "My Balloon" de Kiet Vo (crianças a brincar com balões no Vietname) e terceiro lugar para "Devotees" de Andrea Guarneri (um religioso momento de celebraçã da Páscoa na Itália). Espaço ainda para menções honrosas para "Looking into Another World" de Fred An (explosão de cor num ácer nos jardins japoneses de Portland, EUA); "Lost in Time - An Ancient Forest" de Ken Thorne (o caminhar solitário de uma criança numa floresta de Madagáscar); "Underwater Surf" de Lucia Griggi (surfista entre céu e mar nas Fiji); "Bagan Bliss" de Peter DeMarco (pastor e rebanho em Myanmar/Birmânia); "Old Men with Djellaba" de SauKhiang Chau (reunião de idosos em Chefchaouen, Marrocos); "The Village of Gásadalur" de Ken Bower (explosão de azul, mar, rocha e catara nas ilhas Faroé); "Swimming in the Rain" de Camila Massu (a nadar no Lago Caburgua, Chile).
O prémio votado pelos leitores da NGT foi para "Huset" de Michelle Schantz, uma aurora boreal na Finlândia.
Já uma das fotos que se tornou um caso na net e conseguiu o estatuto de viral, "Lava Kiss" de Dallas Nagata White, que retrata um ardente beijo entre chuva e lava no Havai, não saiu premiada. Resta-lhe a popularidade internética.
Multimedia
Mais
Relacionados
Momento íntimo de nómadas no Afeganistão vence concurso de fotografia da National Geographic Traveler