Fugas - notícias

  • DR
  • DR

Ver as aves de perto na Lagoa de Albufeira

Por Ana Saleiro

Na Lagoa de Albufeira, Sesimbra, um espaço interpretativo inaugurado este ano serve de portal a vários circuitos e observatórios que permitem ver de perto as aves que reinam na zona.

A Lagoa Pequena, como é conhecida a parte interior da Lagoa de Albufeira, é a maior zona húmida da península de Setúbal. Esta característica, aliada ao facto de ser um dos mais importantes territórios de circulação das aves, faz com que a proximidade entre a ave e o visitante curioso seja muito maior.

Espécies como o caimão, o galeirão, o pato-real, a garça-vermelha, o chapim-de-poupa, o chapim-real, o guarda-rios, os rouxinóis, os estorninhos e os mergulhões podem ser observadas no recente Espaço Interpretativo de Lagoa Pequena.

Com a beleza natural envolvente, o espaço - também um ponto privilegiado para os amantes da fotografia - é composto por vários circuitos, que percorrem os canaviais, e ainda três observatórios que permitem admirar algumas das aves mais bonitas de Portugal que por ali encontram alimento e abrigo. Um dos grandes momentos do dia acontece ao pôr-do-sol, altura ideal para observar os voos em bando.

O espaço foi inaugurado em Fevereiro e resultou da assinatura de um protocolo entre o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Câmara Municipal de Sesimbra. Está aberto às quartas, sextas e sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. A entrada custa 2,10€ para os adultos - as crianças até aos 6 anos não pagam. Há descontos para crianças e jovens (dos 6 aos 18 anos), seniores, grupos escolares e entidades sem fins lucrativos.

As marcações são feitas através do número 939982292 ou info.lagoapequena@gmail.com.

--%>