Fugas - notícias

  • Porto
    Porto
  • Lisboa
    Lisboa
  • Berlim
    Berlim
  • Nova Iorque
    Nova Iorque
  • Barcelona
    Barcelona
  • E quando fechado fica um saquinho
    E quando fechado fica um saquinho
  • A colecção
    A colecção
  • Versão junior
    Versão junior
  • Versão junior
    Versão junior
  • As caixas com vários mapas
    As caixas com vários mapas
  • Capas e símbolos de boa parte da colecção
    Capas e símbolos de boa parte da colecção

Já podemos amarrotar o Porto sem perder o norte

Por Carla B. Ribeiro

Depois de amarrotarmos Lisboa, chegou a vez do Porto poder ser amachucado em forma de mapa. Os Crumpled City são mapas que não deixam ninguém indiferente, até porque a melhor forma de lidar com eles é mesmo amarrotando-os.

O Porto acaba de entrar para a lista de cidades que se podem conhecer com a ajuda de um mapa que promete nunca irritar entre tentativas de o dobrar pelos vincos certinhos.

O Crumpled City Map, criação de Emanuele Pizzolorusso para a italiana Palomar, não se dobra: antes embrulha-se e desembrulha-se - ou até se amarrota sem receio de rasgar. Além disso, mostra-se à prova de água e ultra-resistente. Até pode servir de lenço para a cabeça e proteger do sol ou de uns pingos de água...

O Porto é a segunda cidade lusa a ter direito a um Crumpled, já objecto de culto para muitos viajantes, depois de Lisboa ter adoptado o guia que inclui mais de 30 cidades. Cada uma, com direito a símbolo próprio, no caso da Invicta o obrigatório cálice do vinho do Porto.

Além da facilidade de uso, os mapas são "impressos num material especial que os torna os mais leves e resistentes do mercado", sublinha a empresa. Cada mapa resume detalhes vários de cada cidade: para além das ruas obrigatórias, os monumentos, galerias de arte ou pontos a não perder de vista, além de uma secção peculiar, baptizada de Soulsights. No caso do Porto, é um top 10 de lugares "com alma" sugeridos pelo director do Museu de Serralves, João Fernandes.

A série de mapas, já com direito a prémios de design e inovação (como um Design Plus International Award 2012, na Ambiente Fair de Frankfurt) ou distinções em organizações de consumidores (European Consumer Choice Award 2012), está à venda em lojas de grande parte do mundo (além de poder adquirir-se online em diversas e-lojas). Em Portugal, são representados e distribuídos pela empresa Estrelas de Papel.

Além de se poder comprar mapas avulso (por cerca de 12€ cada), estão também no mercado caixas especiais que reúnem colecções de Crumpleds.

Já existem também versões para os viajantes mais novos, o Crumpled City Junior, mais coloridos, desenhados e animados e com sugestões à medida. No mercado, estão Nova Iorque, Amesterdão, Paris, Londres e Berlim.

Mapa-múndi Crumpled City
Lisboa, Porto, Zurique, Munique, Berlim, Hamburgo, Viena, Londres, Edimburgo, Amesterdão, Paris, Barcelona, Madrid, Roma, Milão, Veneza, Copenhaga, Estocolmo, Helsínquia, Oslo, São Petersburgo, Moscovo, Tóquio, Nova Iorque, Chicago, Melbourne, Sydney, Nova Zelândia (Auckland, Wellington, Queenstown), Hong Kong (alguns estão temporariamente esgotados, casos de Melbourne ou Nova Zelândia, informa a empresa).

Palomar Web

--%>