O Google anunciou ontem a aquisição de parte do catálogo de publicações da editora John Wiley & Sons, que inclui os guias de viagem Frommer's. Segundo o The Wall Street Journal, o gigante informático pagou 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros), mas o negócio ainda não está fechado.
De acordo com o jornal norte-americano, esta é uma tentativa do Google para atrair mais investidores publicitários no domínio das reservas de viagens online e dos negócios locais. A empresa deverá agora fundir a marca Frommer's com o guia de restaurantes Zagat, que adquiriu há um ano, e assim alargar o conteúdo oferecido aos consumidores.
O objectivo do Google é que a informação disponibilizada nos guias de viagem sobre os negócios locais em todo o mundo possa impulsionar as listas da rede social Google+, onde já são exibidas as classificações e comentários de clientes através do guia Zagat - e do Google Maps.
O The Wall Street Journal escreve ainda que o gigante da Internet não decidiu se vai continuar a imprimir cópias em papel dos guias de viagem, ou se estes terão apenas uma versão digital.
Os guias Frommer's foram criados em 1957 por Arthur Frommer. Começou por um volume dedicado aos viajantes americanos que desejassem conhecer a Europa sem gastar muito, um já mítico "Europe on $5 a Day". Ao longo de mais de meio século, além de toda uma série de culto dedicada a conhecer vários países, cidades e regiões por "5 dólares por dia", a empresa publicou cerca de 350 guias, abrangendo o mundo inteiro e todo o tipo de viagens.