Segundo a APL, a afluência ao porto da capital de seis navios num só dia durante o mês de Agosto é uma situação "atípica". Tal costuma ocorrer nos períodos de maior pico, de Abril e Maio e de Setembro e Outubro.
Em comunicado, informa-se que os navios Silver Cloud, Balmoral, Ryndam e AIDAura, que vão aportar no cais de Santa Apolónia, e o Independence of the Seas (um dos maiores navios de cruzeiro do mundo), que estará em Alcântara, transportam um total de cerca de 8100 passageiros.
A estes somam-se os 1400 turistas do navio Seven Seas Mariner, que atraca na Rocha Conde de Óbidos, onde ficará até quinta-feira. Para este cruzeiro, Lisboa marca o final de uma viagem que teve início em Barcelona e será também porto de partida para uma outra com destino ao Mediterrâneo e chegada a Veneza.
Quanto ao Silver Cloud, está a realizar uma viagem que teve início em Londres e que tem como destino final o Mónaco. Por outro lado, a escala em Lisboa do navio AIDAura faz parte de uma viagem transatlântica com início em Palma de Maiorca e fim em Nova Iorque.
As viagens dos navios Independence of the Seas e Balmoral destinam-se ao Mediterrâneo, tendo como início e fim o porto de Southampton, no Reino Unido.
Também o Ryndam se dirigirá para o Mediterrâneo, depois de ter iniciado a viagem em Amesterdão, tendo como meta a cidade de Barcelona.