Fugas - notícias

  • Miguel Manso
  • Miguel Madeira
  • Adriano Miranda

Setembro chega com temperaturas acima dos 30º

Por Fugas/Lusa

Após uma subida, no final de Agosto, de cinco a nove graus nas temperaturas em Portugal continental, o tempo quente deverá manter-se durante toda a primeira semana de Setembro. Lisboa atingirá 34º no dia 5.

"A partir de sexta-feira, dia 31, estamos a prever um aumento de temperatura. Esse aumento será mais significativo na região do Litoral Centro, contudo o resto do país também estará com temperaturas acima dos 30 graus", afirmou a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto de Meteorologia, à Lusa. Até sexta-feira, as temperaturas no Litoral Centro poderão subir entre cinco a nove graus, dependendo dos locais, avançou. 

Patrícia Gomes explicou que, no caso de Lisboa, estão previstos 26º para esta quarta-feira e 33º para sexta-feira. "O resto do país terá algumas subidas, mas cerca de dois, três graus, nada de muito significativo", esclareceu.

De acordo com a meteorologista, esta situação deve-se à posição do anticiclone que se situa sobre o Golfo da Biscaia e ao facto de Portugal estar a ser influenciado por uma corrente de Leste.

“Estamos a prever que esta corrente de leste, que trará uma massa de ar mais quente e seco, se mantenha até 6 de Setembro”, concluiu Patrícia Gomes.

Quente continente, frescas ilhas

Segundo dados divulgados pelo IM, prevê-se que o fim-de-semana seja muito quente em todo o território continental, prolongando-se o calor ao longo da semana. A Madeira deverá andar mais amena mas já as ilhas açorianas deverão ter direito a céus nublados e temperaturas primaveris.

Lisboa manter-se-á acima dos 30º durante toda a primeira semana de Setembro e é possível que chegue mesmo aos 34º na quarta-feira, dia 5.

O Porto também deverá rondar os 30º, chegando aos 31º nos dias 5 e 6. Com sina similar, Aveiro, Braga, Bragança e Guarda (ainda assim, uns graus mais frescas), Castelo Branco ou Santarém (mais quentes, com 35º graus previstos para dia 7), Coimbra e Leiria. Viana do Castelo, Viseu ou Vila Real andarão mais frescas, entre os 25/27º mas com tendência para subir acima dos 30º nos dias 6 e 7.

Faro e Setúbal acompanham os cerca de 30º, com sábado (dia 31) a marcar uma previsão de 32º para o Algarve e 33º para terras do Sado.

Como é tradição, Beja e Évora também andarão com os termómetros em alta: em geral, andarão pelos 34º/35º no sábado, dia 31, continuarão pelos 30º/33º semana fora e atingirão 35º na sexta, dia 7. Portalegre segue a onda mas com uns graus a menos.

Na Madeira, prevêem-se temperaturas em redor dos 26º a 28º para o Funchal (menos dois ou três para Porto Santo).

Nos Açores, os céus deverão andar mais nublados e as temperaturas não irão muito acima dos 20/22º.

--%>