A cerimónia de atribuição das distinções por mérito turístico, que marca as celebrações nacionais do Dia Mundial do Turismo, decorreu esta tarde no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e foi presidida pelo Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles.
As medalhas, que se repartem entre prata e ouro, destacam o papel e contributo de diversas personalidades, empresas e entidades "em prol da divulgação do país enquanto destino turístico, sobretudo a nível internacional".
No grau ouro, o historiador José Hermano Saraiva, a título póstumo, foi distinguido por ter sido um "grande responsável pela divulgação da história e da cultura nacional". Ainda com o mesmo grau, foram agraciados Taleb Rifai (secretário-geral da Organização Mundial de Turismo), a IFEMA e a FITUR (Parque de Exposições e Feira Internacional de Turismo de Madrid), e a FTI Munique (operador turístico alemão).
Com o grau prata, o Governo decidiu distinguir a fadista Carminho, Adília Lisboa (presidente da Confederação do Turismo Português), a economista Maria José Catarino (ex-administradora do Turismo de Portugal), António Grassi (actor, director e produtor brasileiro, Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal), a cantora brasileira Roberta Sá, Frank Bruni (jornalista/colunista do "New York Times" que escreve frequentemente sobre Portugal e os seus destinos turísticos), a companhia aérea francesa Aigle Azur, a BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e a Itaka (operador turístico polaco).