Numa altura em que o país regista um novo recorde de desemprego (15,9% em Agosto, segundo Eurostat), a Papa-Léguas avança com uma nova medida de combate à crise e/ou, pelo menos, para conquistar viajantes entre o contingente de desempregados que tiverem algumas poupanças destinadas a férias.
"Achamos que devemos fazer qualquer coisa pelos viajantes que temporariamente e contra a sua vontade ficaram com imenso tempo livre", sublinham na apresentação da promoção que oferece descontos de 20% em programas de férias a desempregados.
"É notório que o país está de pernas para o ar. Todos se queixam que a divida sobe, que os salários baixam, que os políticos não são sérios, que o desemprego aumenta", resumem. Por isso também, consideraram que deveriam "fazer qualquer coisa pelos viajantes que temporariamente e contra a sua vontade ficaram com imenso tempo livre" - "Afinal, viajar é das poucas coisas onde podemos gastar o nosso dinheiro e tornar-nos por essa via mais ricos".
Para ter direito ao desconto não é preciso estar a receber subsídio de desemprego. Basta a carta de despedimento ou um documento que certifique o facto de se estar sem emprego.
O desconto incide sobre o preço das viagens e actividades organizadas pela agência mas extensões, suplementos e voos não estão incluídos nestes saldos - também as viagens fotográficas e viagens ao Butão estão excluídas do desconto máximo e beneficiam de uma redução de apenas 10%.
A campanha para desempregados é válida em reservas de 1 de Outubro a 15 de Dezembro, aplicando-se em viagens de 5 de Outubro a 31 de Março. A agência informa ainda que "os pagamentos devem ser obrigatoriamente efetuados por transferência bancária".
A Papa-Léguas foi criada, em 1998, por Luisa Tomé e Artur Pegas, como uma agência de viagens de aventura que procura fugir "à matriz habitual do turismo dito convencional". Entre as propostas, há desde caminhadas até viagens literárias, de grandes viagens a destinos de sonho, incursões pela natureza ou percursos todo-o-terreno, sempre na companhia de um dos guias da equipa.