Fugas - notícias

  • Fonte de Trevi
    Fonte de Trevi Reuters
  • Fonte de Trevi
    Fonte de Trevi Reuters
  • Um turista desinformado pode ser surpreendido com uma multa elevada. (Junto ao Coliseu)
    Um turista desinformado pode ser surpreendido com uma multa elevada. (Junto ao Coliseu) Reuters

Roma multa até 500 euros quem for apanhado a comer ou beber junto aos monumentos

Por PÚBLICO

Da próxima vez que estiver pelo centro histórico de Roma, esconda a sanduíche e a fatia de pizza. A autarquia local anunciou um regulamento que estabelece a aplicação de multas, que podem ir de 25 a 500 euros, a quem comer ou beber junto aos monumentos.

Na Cidade Histórica de Roma Capital, "área de particular importância histórica, artística e cultural", há duas novas proibições: "acampar ou construir abrigos improvisados" e "parar para comer ou beber" junto aos monumentos.

As medidas integram um regulamento, publicado esta semana pela autarquia de Roma, que pretende defender a segurança e higiene do centro histórico, calcorreado por milhões de turistas e cidadãos locais. "Já se verificaram episódios contrários às mais elementares normas do decoro urbano", lê-se na ordem assinada pelo presidente da câmara romana, Giovanni Alemanno. O objectivo é proteger um património “considerado universalmente como único pelo seu valor histórico e relevância”, diz o autarca.

A partir de agora, nada de parar para comer uma sanduíche ou uma fatia de pizza em escadas majestosas, em redor de monumentos, em praças escultóricas ou fontes artísticas - zonas em geral recheadas de esplanadas, cafés e restaurantes. "É frequente o abandono de vários tipos de restos de comida", queixa-se a autarquia. Quem for apanhado a contrariar o regulamento, sujeita-se a uma multa de 25 a 500 euros. 

Entre os apoiantes da medida, contam-se moradores das zonas históricas. "É uma medida para reeducar as pessoas sobre como comportarem-se na cidade", defendeu Viviana Di Capua, de uma associação de residentes do centro histórico, citada pela AFP. 

Mas a medida recebeu também fortes críticas, nomeadamente em vários órgãos de informação. O jornal La Repubblica chama-lhe "a guerra da sanduíche".

Pelos lados dos partidos da oposição, a crítica ao novo regulamento já tomou até a forma de um piquenique improvisado. Na quarta-feira, relata o La Repubblica, o dirigente nacional dos Verdes, Angelo Bonelli, e o secretário-geral do Partido Radical, Mario Staderini, encontraram-se na praça do Panteão e desafiaram a lei: comeram uma sanduíche em pé, junto ao monumento. Resultado: foram mesmo abordados por agentes da polícia, que lhes pediram os dados. Se a multa lhes vai chegar ainda não se sabia.

O certo é que para os futuros turistas de Roma, mais vale prevenir: é esconder a comida e bebida e só matar a fome e a sede em zonas não abrangidas pelo regulamento. 

Normas similares já foram adoptadas noutras cidades italianas de elevado impacto turistico como Veneza, Florença ou Bolonha.  

--%>