Perante isto, a transportadora optou por uma solução interna - que não deverá exceder os cem mil euros - e que consistiu em comprar equipamento para instalar nas 60 carruagens dos dez comboios Alfa Pendular que possui ao serviço.
Após uma experiência realizada em duas carruagens nos últimos meses, a CP espera agora dotar toda a frota com um sistema wi-fi, à semelhança, aliás, da Rede de Expressos, que desde 2011 tem vindo a equipar os seus autocarros com Internet a bordo. O que não está ainda decidido é qual será o operador que vai fornecer o serviço wi-fi, mas a empresa diz que tal não é problemático, porque nos testes realizados concluiu-se que não há grandes diferenças entre os fornecedores no que diz respeito à cobertura e à velocidade de transmissão.
A empresa estima gastar mensalmente 1800 euros em comunicações de dados móveis. Este serviço deverá ser também alargado aos comboios Intercidades, mas para estes a CP não tem ainda qualquer data prevista.
A CP está também a desenvolver uma aplicação mobile para iOS, Android e Windows Phone que vai permitir consultar horários e preços e comprar bilhetes de comboio para o serviço de longo curso. Fonte da empresa diz que "esta aplicação será desenvolvida internamente, sem custos exteriores".