Eis "algo nunca antes visto na indústria hoteleira", anuncia a Ibis em comunicado. E, passe-se a publicidade, a empresa tem toda a razão. Até agora, não havia registos de um hotel com serviço de arte onírica por artistas-robô... A experiência é possível graças a um engenho robotizado que "captura dados de sono para desenhar a noite dos clientes".
O projecto chama-se Sleep Art e, segundo informação disponibilizada pela Ibis, foi projectado "em conjunto com a Acne Robotics e artistas da BETC Digital".
E como se chega a um quadro de uma noite de sono? Através de 80 sensores inseridos no edredão. Estes enviam para o robô, ligado à cama (mas a "desenhar" noutro local, no lobby do hotel), a informação dos movimentos efectuados pelos clientes - além de som e temperatura corporal - enquanto dormem. Os dados são interpretados em forma de símbolos e traços numa tela.
A 'obra de arte' (e apenas esta, não a pessoa a dormir...), explica a Ibis, é "filmada durante toda a operação" e depois é "publicada na Internet e disponibilizada no lobby do hotel para partilhar a experiência artística com o público".A experiência não inclui nenhum Ibis luso, tendo já passado por Paris e realizando-se, em Novembro, em Berlim (de 26 a 11) e em Londres (de 14 a 23). Ao todo, 40 pessoas terão a oportunidade de ver o seu sono tornado arte.
No Facebook é ainda possível concorrer a uma noite de arte made by robô na capital britânica.
O vídeo abaixo é um anúncio da Ibis mas mostra como funciona o artista da Sleep Art: