Fugas - notícias

  • Paulo Ricca
    Paulo Ricca
  • Empresa quer chegar aos Açores em breve
    Empresa quer chegar aos Açores em breve Paulo Ricca
  • Bilbau, novo destino easy a partir de Lisboa
    Bilbau, novo destino easy a partir de Lisboa Vincent West / Reuters
  • Valência, novo destino easy a partir de Lisboa
    Valência, novo destino easy a partir de Lisboa Heino Kalis / Reuters

easyJet quer voar para os Açores «a curto prazo» e anuncia novas rotas espanholas

Por Lusa/Fugas

A companhia aérea aguarda a formação do novo Governo regional para propor a liberalização do mercado aéreo açoriano. Para Lisboa, há novas rotas na Primavera: Bilbau e Valência.

"Após a formação do novo Governo nos Açores, retomaremos as negociações com o Governo regional e nacional para fazer algo similar ao que se fez na Madeira", disse hoje o director-geral da easyJet Portugal e Espanha, Javier Gandara, citado pela Lusa.

Numa conferência de imprensa em que foi anunciado o reforço da operação em Portugal, seis meses após a abertura da base operacional em Lisboa, o responsável da companhia britânica realçou que a alteração da regulamentação existente para aumentar o número de companhias com possibilidade de voar para os Açores teria benefícios para o turismo e para os açorianos.

"Basta olhar para o que aconteceu no espaço aéreo da Madeira, em que o aumento da concorrência levou a uma redução média das tarifas de 30%", declarou. Gandara adiantou que o aumento da concorrência e, sobretudo a entrada de companhias de baixo custo, como a easyJet, teria vantagens para os consumidores e para a economia local.

As ligações entre o continente e os Açores estão limitadas a dois operadores (SATA e TAP), que realizam voos ao abrigo das obrigações de serviço público. A operação de companhias de baixo custo para os Açores tem sido uma exigência contínua feita por cidadãos, empresários económicos e turísticos.


Mais easy, Mais Espanha

Na conferência, a companhia anunciou ainda o reforço da operação em Portugal com a aquisição de um terceiro avião, num investimento de 38 milhões de euros, para responder ao aumento da procura. A companhia vai contratar mais 25 trabalhadores, que se juntam aos 75 existentes, e abrir duas novas rotas espanholas em Lisboa na Primavera. 

Os novos destinos são Bilbau (a partir de 31/03) e Valência (a partir de 02/04), com uma frequência de quatro e três voos semanais, respectivamente. Os voos estarão à venda, a partir de 1 de Novembro, no site da easyJet. Segundo dados da companhia, esperam-se, nas novas rotas, 125 mil passageiros por ano.

Além dos novos destinos, as rotas Lisboa - Edimburgo e Lisboa - Amesterdão terão um reforço de frequências semanais: Edimburgo deixa de ser sazonal e passa a rota anual com dois voos semanais a partir de 13 de Dezembro. Amesterdão passará a contar com seis voos semanais no Verão (mais dois que este ano). Já a rota Lisboa - Veneza passará a operar em dias diferentes e Lisboa - Copenhaga terá novos horários. 

A companhia opera actualmente nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, fazendo ligação a oito países e mais de 25 aeroportos na Europa. Na base de Lisboa, a performance "tem sido bastante positiva", refere a empresa, "com mais de 1 milhão de passageiros transportados nestes primeiros seis meses, mais de 120 mil passageiros nas rotas anunciadas em Abril (Amesterdão, Astúrias, Bordéus, Copenhaga e Veneza) e uma taxa de ocupação superior a 90%". Em resumo, concluem, estes números significam "um aumento de 1,5 pontos percentuais" comparando com o período homólogo. Em termos de passageiros em Lisboa, a easyJet tem agora, segundo dados da companhia, 15% de quota de mercado, permanecendo o "segundo maior operador" na Portela, depois da TAP.

--%>