Este ano, o país convidado do Art&Tur é o Paraguai, pelo que a organização decidiu distinguir o melhor filme ibero-americano com a "galinha picha'i", uma peça em barro feita por artesãos daquele país e também conhecida por "galinha da sorte". Já a designação internacional dos troféus máximos do festival, baseados no ícone local e nacional que é o galo de Barcelos, é "Golden Rooster" (ouro; mas também há bronze e prata).
A edição de 2012 do certame bate recordes em termos de participação, atingindo 360 promocionais, produzidos em 28 países.
Para além de premiar os melhores filmes a nível mundial em diversas temáticas do turismo, o Art&Tur distingue produções audiovisuais cuja mensagem transmita os valores da biodiversidade, vida humana e jovens talentos, estando os respetivos prémios associados, respetivamente, aos nomes de Charles Darwin, Aristides de Sousa Mendes e Júlio Verne.
A organização é da Associação Portuguesa de Turismologia, com o patrocínio da Câmara de Barcelos, que subsidia o evento com 60 mil euros.
O Art&Tur faz parte do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), que integra 14 festivais e que, anualmente, realiza o Festival dos Festivais, em Viena. A condição para um filme poder chegar à capital austríaca é ter sido galardoado num dos festivais tutelados pelo CIFFT.
O evento conta com diversas actividades paralelas, incluindo uma exibição ao vivo dos artesãos de Barcelos e uma mostra etnográfica a cargo dos grupos folclóricos do concelho.
O grande vencedor da edição anterior do festival (grande prémio, galo de ouro para destinos turísticos e melhor filme) foi a produção mexicana "México en tus sentidos", que se pode ver abaixo: