Em Lisboa, as pessoas podem tornar-se mesmo "extremamente poéticas" no que concerne ao café. Quem o escreve é uma especialista de viagens, Christine Sarkis, colaboradora do "USA Today" e responsável por editar um top das melhores cidades do mundo para beber café, publicado na semana passada na secção de viagens do jornal, o diário mais vendido nos Estados Unidos.
A capital portuguesa surge em destaque graças à sua "histórica cultura de café" com "uma fantástica chávena de café". É a junção destas duas mais-valias que pode "levar uma pessoa" a atingir o estado poético, escreve Sarkis.
A jornalista aconselha os leitores a experimentarem uma ida a um café e a sentarem-se para uns momentos de distracção. Sublinhando que há que pedir "uma bica", refere que é uma bebida "venerada". Para provar, aconselha o mais turístico dos cafés portugueses, A Brasileira, e um ponto para bebê-lo com boas vistas da cidade, o miradouro de São Pedro de Alcântara. Mas, saliente-se, escreve também que "qualquer pastelaria de bairro que vos atraia" também serve.
Lisboa é acompanhada neste top por cidades como Viena (Áustria), Havana (Cuba), Melbourne (Austrália), Oslo (Noruega), São Paulo (Brasil), Taipei (Taiwan), Vancouver (Canadá) e Seattle e Portland (ambas nos EUA).