Fugas - notícias

  • Tobias Schwarz / Reuters

007, Ordem para viajar seguindo os passos de Bond

Por Carla B. Ribeiro

O novo filme de James Bond veio animar os fãs da saga e não só: está a ser aproveitado pelo Turismo britânico para fomentar as visitas ao Reino Unido.
007 - Ordem para Viajar não é título de nenhum dos 23 filmes, mas uma espécie de mensagem subliminar da mais recente aventura de James Bond, 007 - Skyfall, a aventura do espião ao serviço de Sua Majestade que assinala 50 anos de bondmania. E os destinos, desta vez, passam pela nação que 007 representa - neste capítulo mais ainda, graças à mãozinha do britânico Sam Mendes, que se encarrega da realização.

O organismo oficial, Visit Britain, não deixou a oportunidade escapar: ainda antes da estreia nas salas, invadiu muppis a convidar turistas de todo o mundo a conhecerem a nação Bond e os locais de filmagem do novo Skyfall que volta a ser protagonizado por Daniel Craig. Online há campanha para seguir os passos do agente.

Para começar, uma proposta para alcançar a mesma vista de Pierce Brosnan em O Mundo Não Chega, com uma incursão ao topo do O2. Depois de apreciadas as vistas, e para recuperar fôlego, há que beber como Bond: e, embora desta vez o 007 se renda à cerveja, não é de descartar um Dry Martini, "shaken, not stirred", no londrino Dukes Bar para, logo de seguida se avançar para o jantar: no Scott's, em Mayfair (Londres), um dos restaurantes preferidos de Ian Fleming. Claro que para tudo isto há que vestir como o agente: um estilo clássico, entre o qual não faltam smokings, que podem ser encontrados na tradicional Gieves and Hawkes.

Entre o que se deve não deixar de fazer, uma incursão ao Castelo Eilean Donan, na Escócia, que foi usado como sede de emergência do MI6 em O Mundo Não Chega; uma visita ao Museu Nacional Automóvel Beaulieu, em Hampshire; ou The Ultimate MI6 Spy Experience (A derradeira experiência de espionagem pelo MI6), que nos põe numa corrida de barco pelo Tamisa.

Mas as oportunidades de seguir Bond como guia de viagem não se ficam pelo Reino Unido. Neste 23.º episódio, o agente repete uma ida a Istambul, Turquia, e estreia-se na China, com uma passagem em Xangai, captada em dias que antecedem um Ano Novo de forma a revelar o ritmo eufórico da cidade.

--%>