O evento promete salpicar os céus alentejanos de cores diversas ao mesmo tempo que reúne participantes dos diversos cantos do globo — entre cinco dezenas de equipas, além de Portugal, têm presença garantida Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda ou Inglaterra.
Além dos voos sobre Elvas, estão agendadas ainda duas saídas em Fronteira e outras tantas em Alter do Chão, localidade que já serviram de sede ao festival em edições passadas.
No primeiro dia do festival - sábado, dia 10 -, há um momento especial, designado como "Night Glow": a realizar no Fosso das Muralhas, na Avenida Garcia d’Orta, a partir das 20h, é um espectáculo que congrega um jogo de luzes emitido pelos balões.
O programa inclui a realização de dois voos diários, gratuitos (7h30 e 15h30). A concentração tem lugar no Rossio de São Francisco e os interessados em voar deverão estar presentes uma hora antes do voo no local.
Assumindo-se como “um dos maiores e mais importantes festivais da Europa”, o FIBAQ apresenta-se este ano com objectivos claros: superar o número de participantes da edição anterior, promover o envolvimento com a população local com experiências gratuitas de voo, aumentar o retorno mediático para patrocinadores e parceiros e apostar na internacionalização do festival.
O FIBAQ é também uma forma de comemorar a classificação, anunciada a 30 de Junho, das fortificações do município como Património Mundial da UNESCO, aponta a organização, assegurada pela Publibalão.