Viajar sem sair do lugar. É essa a proposta do fotógrafo Joel Santos e do jornalista Tiago Salazar, ambos autores de obras de viagens. Uma conversa para assistir no programa Autores, na TVI.
Pub
Joel Santos e Tiago Salazar têm algo em comum. São ambos viajantes que não se limitam a guardar recordações num baú. Fazem-no em obras que pretendem levar outros viajantes aqueles locais. Nem que seja em pensamento. É esse o motivo pelo qual se juntam no programa Autores, com transmissão esta quinta-feira, à 01h45, na TVI (repete na TVI24: segunda, às 13h; terça, às 03h15).
Ao longo do programa, fala-se “das viagens feitas através das crónicas e das imagens captadas” assim como a forma como os dois usam “a diversidade cultural, a cor dos lugares distantes e os relatos das histórias dos outros”.
Joel Santos, 34 anos, descreve-se como um “apaixonado fotógrafo profissional, especializado em viagens e fotografia de natureza”, e é também guia de viagens — a próxima, agendada para entre 26 de Dezembro e 4 de Janeiro, é organizada pela Papa-Léguas.
Tiago Salazar é jornalista há 20 anos, tendo publicado no “Diário de Notícias”, na “Grande Reportagem”, “Vogue” ou na revista Egoísta”. Além disso, é autor de quatro livros de viagens: “Viagens Sentimentais” (2007), “A Casa do Mundo” (2008), “As Rotas do Sonho” (2010) e, mais recentemente, “Endereços Desconhecidos” que reflecte o trabalho desenvolvido sobre os últimos Estados-membros da UE para a série documental que passou na RTP2.