Fugas - notícias

Mega-operação Limpar Portugal em contagem decrescente

Por Carla B. Ribeiro

Mangas arregaçadas, luvas a postos e sacos preparados? Se não, ainda vai a tempo de se envolver nesta cruzada contra o lixo: falta apenas uma semana para a mega-iniciativa que se propõe a LimparPortugal: Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia.
No próximo sábado, dia 20, a organização espera que, “se o tempo ajudar, mais de cem mil pessoas saiam de casa” para fazer do país um espaço mais limpo. Como? Simples: limpando! Há poucos dias, o site marcava já em redor das 40 mil pessoas inscritas. Porém, como explicou um dos coordenadores do projecto, Paulo Pimentel Torres, à Fugas, “vários [inscritos] representam membros colectivos”. Além disso, quem não se inscrever e acordar no próximo sábado com vontade de participar pode sempre fazê-lo. Grande parte dos encontros estão a ser marcados perto das juntas de freguesia, adiantou Pimentel Torres, mas no próprio dia haverá informação para onde ir um pouco por todo o lado. “Basta aparecer, trazer luvas (de preferência de jardinagem), máscara para poeiras e calçado resistente. E se alguém tiver uma carrinha de caixa aberta, para transportar resíduos, será muito bem-vindo.” A recolha do lixo, que será separado nos locais de limpeza, será feita posteriormente por serviços profissionais, sejam camarários, públicos ou privados. A iniciativa, que conta com o apoio de “inúmeras empresas, associações, instituições e órgãos de poder”, recebeu recentemente o alto-patrocínio da Presidência da República. Além disso, conta com os apoios do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, do Ministério do Ambiente, do Corpo Nacional de Escutas e da Associação de Escoteiros de Portugal. E, ainda, o apoio da Igreja católica, de diversas universidades e de escolas e agrupamentos: como em Ourém, onde “o grupo está a ser coordenado por quatro alunos do 12.º ano”, sublinhou Pimentel Torres.

E o que há para limpar? Segundo o site www.3rdblock.net, onde os utilizadores identificam locais de lixo a céu aberto, já são mais de dez mil as zonas a limpar, de norte a sul de Portugal. A experiência, pioneira por cá, teve origem na Estónia, onde num só dia, a 3 de Maio de 2008, foram recolhidos dez mil toneladas de desperdícios graças à participação de 50 mil voluntários (num país de 1,5 milhões). Entretanto, o mesmo já se repetiu em países como a Lituânia ou a Letónia e, em simultâneo com a faxina lusa, a 20 de Março, decorre uma limpeza em Nova Deli. Já Bangalore prepara-se para deitar mãos à obra a 15 de Agosto.
--%>