Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Pousada à venda no Douro por um milhão de euros

Por Fugas, Lusa

A Empresa Nacional de Turismo (Enatur) pôs à venda a Pousada Barão de Forrester, em Alijó, encerrada no início do mês pela Pousadas de Portugal. Um palacete construído na década de 40 que tem o preço de referência de cerca de um milhão de euros.

Até 28 de Dezembro, a Enatur aceita propostas para a compra do imóvel da Pousada Barão de Forrester, em Alijó, no distrito de Vila Real. Segundo o aviso de venda, o pagamento deverá ser feito, preferencialmente, a pronto.

A pousada, integrada no universo das Pousadas de Portugal, cuja gestão está a cargo do grupo Pestana, encerrou a 5 de Novembro. O encerramento durante a época baixa de Inverno é uma prática comum mas, desta feita, ficou sem saber-se a data de reabertura da unidade hoteleira. 

Localizada na vila de Alijó, na região do vinho do Porto no Vale do Douro, a pousada, instalada num palacete construído em 1944, é definida como um hotel de charme, "rodeada das célebres quintas onde, em socalcos perfeitamente alinhados e em harmonia com a magnífica paisagem natural, crescem as vinhas que dão origem aos famosos vinhos do Porto e do Douro".

O presidente da câmara de Alijó, Artur Cascarejo, lamentou o encerramento e referiu que o município fez tudo que estava ao seu alcance para que a actividade não fosse descontinuada. No entanto, referiu à agência Lusa, a decisão do grupo Pestana é definitiva, esperando agora que apareçam interessados na aquisição do imóvel. A Barão de Forrester continua com a marca Pousadas de Portugal, que poderá ser concessionada pelo grupo a eventuais interessados no edifício.

Por Alijó, também a Pousada da Juventude esteve para ser encerrada durante o Inverno mas a autarquia chegou a acordo com o Instituto Português do Desporto e Juventude. A câmara vai comparticipar com uma verba de 16 mil euros o orçamento da pousada, inaugurada em 2008, para que esta permaneça aberta.  

Artur Cascarejo salientou que as pousadas Barão de Forrester e a da Juventude "são as duas únicas infraestruturas do género no Douro", atendendo a dois tipos de mercado completamente diferentes. 

--%>