Entre os candidatos de peso à ronda mundial dos "turióscares", destaca-se Lisboa, com três nomeações próprias: a capital está entre os nomeados para melhor destino do mundo e, na categoria de cruzeiros, também para melhores destino e porto.
O Algarve, que venceu a nível europeu o "óscar" de melhor destino de praia, concorre agora à ronda mundial na mesma categoria. Mas a região algarvia domina também nos nomeados nas secções dedicadas à hotelaria.
O tradicional "campeão" português dos World Travel Awards (WTA) é o Vila Joya, de Albufeira: já habituado a conquistar a estatueta, o luxuoso empreendimento volta a estar nomeado e poderá ser, uma vez mais, declarado o melhor boutique resort do mundo.
Já o novel Conrad Algarve, que abriu em Setembro na Quinta do Lago e foi cenário dos WTA europeus, concorre a duas distinções: melhor novo hotel de luxo e novo resort.
De Sagres, chega o Martinhal Beach Resort, candidato a melhor villa resort, e de Monchique, o Longevity Wellness, que poderá ser considerado o melhor hotel de bem-estar.
A destacar ainda a estreia da Parques de Sintra - Monte da Lua (melhor empresa de conservação) e a presença do Choupana Hills Resort & Spa que faz as honras pela Madeira - melhor boutique resort insular.
A TAP, que no ano passado foi premiada como melhor companhia aérea para a América do Sul volta a ser nomeada para esta categoria, a que junta uma indicação para melhor nas ligações para a Europa.
Em paralelo, serão ainda anunciados os prémios para os melhores em tecnologias turísticas. E, neste campo, a TAP consegue também uma nomeação, desta feita para melhor site de companhia áerea. Já o VisitPortugal é candidato a melhor site de um turismo oficial.
Em Setembro, na ronda europeia dos WTA, Portugal, que acolheu a cerimónia, conquistou seis prémios globais: foi declarado destino líder no golfe e o Algarve ganhou o "óscar" de melhor destino de praia da Europa; o Vila Joya venceu como melhor boutique hotel, o Martinhal Beach como melhor villa resort, o Dunas Douradas Beach Club como melhor complexo villa e apartamentos e o anfitrião da gala, o Conrad, como melhor novo resort. Já, talvez por vizinhança geocultural, o Hotel Quinta do Lago foi distinguido como o melhor da área do Mediterrâneo.
Em Janeiro, na última edição dos WTA mundiais, Portugal conquistava três prémios, graças, mais uma vez, ao Vila Joya, pelo 6.º ano consecutivo votado como melhor boutique resort do mundo, e a TAP, que conquistou galardões como melhor companhia aérea para África e para a América do Sul.
Os WTA, organizados desde 1993, dividem-se por dez regiões mundiais com as galas de cada divisão a decorrerem ao longo do ano e culminando na cerimónia final (com os prémios para os melhores do mundo). Para os prémios, votam mais de 180 mil profissionais de turismo mas também podem votar todos os visitantes do site oficial - sendo que o voto dos profissionais vale por dois.
Na quarta-feira, com toda a pompa e circunstância, a gala mundial realiza-se no luxuoso The Oberoi Gurgaon, em Nova Deli, Índia.