Fugas - notícias

  • Norad Tracks Santa
    Norad Tracks Santa
  • Google Santa Trecker
    Google Santa Trecker
  • Google Santa Trecker
    Google Santa Trecker
  • Google Santa Trecker
    Google Santa Trecker
  • Google Santa Trecker
    Google Santa Trecker
  • Google Santa Trecker
    Google Santa Trecker

Siga aquele Pai Natal (online)

Por Fugas

Não deve haver maior nem mais rápido viajante que o Pai Natal. Para quem quer seguir-lhe a viagem, a Google apresenta este ano o novo Santa Tracker. Mas seguir e reproduzir o trajecto do santo velhote não é novidade: há mais de meio século que a Norad - Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte o faz e também tem novidades online.

Depois de alguns de anos de parceria entre a Google e os peritos da NORAD, o gigante da net lançou agora o Santa Tracker, um novo serviço que permite seguir a grande viagem do Pai Natal pelo mundo de várias maneiras. 

No site ou através de aplicações para smartphones é possível acompanhar o senhor das prendas de uma localização para outra, com a ajuda do Google Maps ou Google Earth, além de saber detalhes como onde está e para onde vai, o número de presentes distribuídos e, entre outros dados mais tecnológicos, até o que pensa o Pai Natal no seu mais atarefado dia do ano - "Estou a ficar grande demais para estas chaminés", dizia ele há pouco.  

Para distrair, pode passear-se virtualmente pela aldeia do Natal ou aceder a jogos natalícios. É até possível pedir uma chamada pessoal do Pai Natal para alguém ou uma mensagem...   

Mas seguir a viagem do Pai Natal na sua grande noite não é novidade. Desde 1955 que a Norad - Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, organização dos EUA e Canadá, o faz e, durante os últimos anos, era com quem a Google estabelecia uma parceria para mostrar o trajecto.  

Com a Google a seguir o seu próprio caminho, a Norad (Tracks Santa) estabeleceu uma parceria com a Bing Maps para recriar em 2-D a viagem e com a empresa Cesium para mostrar num painel 3-D o avanço do bondoso velhote. Além do site, disponibilizam-se aplicações para iOS e Android. Pelos EUA, a Norad até disponibiliza uma linha telefónica (a Santa Hotline) em que voluntários respondem a questões sobre o Pai Natal e o seu trabalho. 

A Norad iniciou esta tradição em 1955, quando, por um erro no número de telefone numa propaganda comercial das lojas Sears, começou a receber muitas chamadas de crianças a quererem saber do paradeiro do Pai Natal. O comandante das operações desse dia, o coronel Harry Shoup, deu então instruções para que os radares procurassem o trenó. E aparentemente conseguiram detectá-lo... De tal maneira, que mais de meio século depois, centenas de membros da Norad, assim como voluntários, se dedicam a seguir os passos do Pai Natal e a responderem a milhares de telefonemas e e-mails com a localização do benemérito.

Tanto Google como Norad têm versões em português (no caso da Norad em português do Brasil) dos sites e aplicações para telemóvel.  



Dados técnicos do trenó (segundo Norad)
Construtor: K. Kringle & Elfos, Inc.
1.º voo (estimado): 24 de Dezembro de 343 d.C.
Base aérea: Pólo Norte
Comprimento: 75 cc (chupa-chupas)
Largura: 40cc
Altura: 55cc
Peso a levantar voo: 75.000gd (gomas doces)
Peso do passageiro na partida: 118kg
Peso das prendas na partida: 60.000 toneladas
Peso a aterrar: 80.000gd (gomas doces+gelo)
Peso do passageiro a aterrar: 570kg (depois de todos os lanches deixados pelas crianças)
Propulsores: 9pr (poder de renas)
Combustível: Feno e cenouras
Emissões: informação confidencial
Velocidade a subir: 1 "T"
Velocidade máxima: Mais rápido que a velocidade da luz

Sites: Google Santa Trecker | Norad Tracks Santa 

--%>