Fugas - notícias

TAP bate recorde em 2012 transportando mais de 10 milhões de passageiros

Por Fugas

A terminar um 2012 de odisseias, incluindo o processo da (adiada) privatização, a TAP celebra um novo recorde na sua história ultrapassando pela primeira vez num ano o número de 10 milhões de passageiros.

Foi na véspera de Natal, num avião chegado a Lisboa às 11h08, proveniente de Belo Horizonte, Brasil. No voo da TAP TP052, vinha um passageiro muito especial, o passageiro número 10 milhões da companhia em 2012, "um número nunca antes alcançado num ano completo de actividade", confirma a empresa em comunicado.

"A TAP e os seus trabalhadores estão de parabéns porque estes resultados só foram possíveis graças ao seu esforço, dedicação e profissionalismo”, comenta Fernando Pinto, presidente executivo da transportadora. 

O responsável, em nota oficial, estende os agradecimentos aos clientes e agentes de viagens sublinhando "a confiança que têm depositado" na TAP, sendo a aviação comercial uma "actividade cheia de dificuldades", em que "muitos não sobrevivem”.

Em 2011, a TAP tinha-se aproximado dos 10 milhões, terminando o ano com 9.752 mil passageiros. O aumento de clientes é bastante significativo: a uma semana do final do ano, a companhia perfaz, precisamente, segundo informa, 10.018.974 passageiros, "mais 4,4% do que no acumulado do ano  passado até ao mesmo dia".

Os melhores resultados de 2012, referem, verificam-se, em termos absolutos, nas conexões europeias (mais de 300 mil passageiros que em 2011). "Em termos relativos, os melhores resultados foram alcançados no sector dos Estados Unidos com um crescimento de 19,3%" - um aumento explicado pela contribuição do novo voo para Miami - "e nas ligações para África com um crescimento de 10,4%. Em relação ao Brasil, a TAP destaca serem as ligações aéreas "com melhores taxas de ocupação" (cerca de 83%).

O recorde é conseguido poucos dias depois de o Governo decidir adiar o processo de privatização da companhia.

--%>