Fugas - notícias

  • DR
  • Trocar zonas horárias pode afectar seriamente o organismo
    Trocar zonas horárias pode afectar seriamente o organismo Kin Cheung/Reuters
  • Uma viagem pode ficar totalmente alterada pelo cansaço provocado pelo jet lag
    Uma viagem pode ficar totalmente alterada pelo cansaço provocado pelo jet lag Dominique Faget/AFP
  • Alguns dos produtos apresentados no site como
    Alguns dos produtos apresentados no site como "armas" para ajudar a combater o jet lag DR

O jet lag é um grande galo (e já canta na net)

Por Carla B. Ribeiro

O Jet Lag Rooster chegou para ajudar os viajantes: este "galo" cria um plano "gratuito, simples e eficaz" para combater o jet lag.

Há nova ferramenta online para ajudar na prevenção de jet lag, o estado de desequilíbrio entre o ritmo biológico e os indicadores externos causado pelos voos de longo curso para este ou oeste.

O Jet Lag Rooster (Galo do Jet Lag) cria um plano específico, tendo em conta os locais e horas de partida e chegada e o padrão de sonos de cada um. O objecivo é a adaptação total à nova zona horária. As dicas podem incluir os dias anteriores à viagem de forma a chegar ao destino já em estado de alerta ou iniciar-se apenas no dia da expedição. Pelo meio, sugerem-se também produtos (como caixas de luz portáteis, que recriam um ambiente luminoso) ou óculos especiais para proteger a visão de luz indesejada.

O plano pessoal pode ser enviado para smartphones, para que as directivas surjam como lembretes durante a viagem - em estudo também, uma aplicação para iPhone. Por agora, o galo, porém, só "canta" em inglês.

O site, lançado no início de Janeiro, foi criado por Jay Olson, um académico do Departamento de Psicologia de uma universidade canadiana, a Simon Fraser de Vancouver. A ideia surgiu-lhe após uma viagem em que a sua vida foi completamente afectada pelo jet lag. "Há uns anos, viajei até à Grécia e passei a primeira semana completamente em jet lag", disse Olson à CNN. "Dormia à tarde e passava a maior parte da noite acordado. O jet lag foi sempre algo que me afectou bastante", conta.

Ao longo dos seus estudos em psicologia, Olson - que curiosamente é especialista em psicologia da magia -, aproveitou para aprofundar os seus conhecimentos sobre jet lag e o impacto da exposição à luz sobre o relógio biológico. Desenvolveu técnicas para si próprio, cujo resultado eficiente pôde experimentar com cobaia, e agora decidiu partilhar o método em forma de plano online.    

Entretanto, foi mesmo convidado para escrever na conceituada revista "Scientific American", onde explana as suas conclusões e resume o seu método, incluindo quatro directivas básicas:

1. Averigue quando a sua temperature corporal atinge um mínimo. Se dorme 7 ou menos horas por noite, assuma que tal ocorre duas horas antes do seu momento habitual de despertar. Se dorme mais, então serão três horas.

2. Determine se precisa avançar ou atrasar os seus ritmos circadianos (este artigo do site Life&Style sobre exercício aborda este tema): se voar para este (em que a hora avança), então precisa de uma fase de avanço. Caso contrário (para oeste), de uma fase de atraso.

3. Se precisa avançar, evite luz durante as 4h anteriores ao valor mínimo da temperature corporal e procure luz por 4h depois desse momento. Se precisar de "atrasar" o relógio, faça o oposto. 

4. Se precisa avançar, altere o mínimo estimado da temperatural corporal uma hora mais cedo por dia. Ou se precisa atrasar, uma hora e meia mais tarde.

--%>