A acção não é nova, segundo o presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Miguel Júdice: esporadicamente, alguns hotéis já faziam estas doações quando realizavam remodelações, doando algumas das suas peças de mobiliário a instituições que trabalham com quem tem mais necessidades. O que é novo é a organização: "Resolvemos pegar nesse procedimento que já era mais ou menos habitual e transformá-lo num programa que pudesse ser mais divulgado e que pudesse ser potenciado por forma a que a recolha não fosse casuística, mas fosse mais proactiva", referiu Júdice à Lusa.
Segundo o responsável da associação, que representa 60% das unidades hoteleiras do país, todos os hotéis estarão com vontade de aderir a esta campanha, havendo já 83 colchões e 11 bases de cama prontas para serem entregues a instituições de solidariedade social (IPSS) e que foram recolhidos nos últimos dois meses.
Para já, vieram 11 colchões de Lisboa, 16 colchões e 11 bases de cama de Coimbra, os hotéis da Batalha deram mais três colchões, outros 20 vieram de Alvor, mais 24 da Ericeira, Viseu deu um e Évora enviou outros oito.
"Eu diria que todos os hotéis que são membros da associação estão disponíveis para arrancar porque é também uma forma de os hotéis mostrarem a sua responsabilidade social. A nossa actividade não gera apenas impostos para o Estado, mas também outras coisas para o bem comum e tentamos sempre que possível ajudar as instituições à nossa volta", sublinhou Júdice.
O objectivo é alargar a campanha a outros bens, nomeadamente cobertores, atoalhados, mesas-de-cabeceira, pratos, copos, e a todo o país, sendo a recolha feita pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP), que depois identifica as famílias mais carenciadas a quem doar os bens.
"O que nós estamos a fazer é dizer aos hotéis: olhem para os vossos armazéns, olhem para os vossos quartos, olhem para as coisas que não estão a utilizar ou então que da próxima vez que forem fazer algum tipo de renovação pensem nas associações ou instituições que precisam de equipamentos", sublinhou o presidente da AHP.
A AHP conta com 450 associados e mais de 300 são unidades hoteleiras, o que faz Miguel Júdice acreditar que será possível manter esta campanha em permanência, para lá do primeiro semestre de 2013, como está, para já, previsto.
Nesta primeira fase, a distribuição será feita nas regiões de Lisboa, Algarve e Centro, tendo o protocolo entre a AHP e a UMP sido assinado na terça-feira.