Entre as distinções já conhecidas - as que são decididas extra-júri - conta-se o Prémio Especial Turismo do Alentejo para a candidatura das fortificações de Elvas a Património da Humanidade pela UNESCO, uma distinção outorgada pela Entidade Regional de Turismo.
Extraconcurso, foram também adiantados mais dois prémios, decididos pelo Turismo e pela agência de promoção externa da região, ambos para os media. Enquanto o Prémio Comunicação Alentejo de cariz externo foi conquistado pela revista espanhola "Condé Nast Traveler", o Prémio Comunicação Alentejo a nível interno distingue a Fugas - editada semanalmente pelo PÚBLICO e com site oficial autónomo actualizado diariamente.
O objectivo dos prémios, segundo o Turismo do Alentejo, é "distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar o destino nos mercados".
As sete categorias a concurso são Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Turismo Rural, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Evento, Melhor Gastronomia e Melhor Projecto Público.
Durante a cerimónia dos prémios, será lançado o Projecto de Dinamização e Promoção Turística dos Parques Temáticos do Alentejo, uma união de atracções.