A hotelaria volta a ser cenário de ficção na RTP e com laivos de humor. Para quem tem saudades do surreal turismo de habitação que era a clássica "Gente Fina é Outra Coisa" da RTP ou das situações humorísticas de culto criadas em "Fawlty Towers" da BBC, há, a partir deste sábado, dia 19, "Hotel Cinco Estrelas".
Num registo humorístico, acompanha-se o impasse de Júlio Pinhão (José Pedro Gomes), um antigo actor, que assume definitivamente a gestão da unidade hoteleira que o pai lhe deixou. Mesmo contra a vontade da mãe e do filho, muda-se com a família para aí viver. Mas, além de ter azar, falta-lhe a vocação para o ofício.
Aliás, a sua mulher, abandonou-o quando o hotel passou de cinco para quatro estrelas e foi viver com o seu maior rival, dono do Resort Spa & Resort. Já a mãe de Júlio vive como se fosse esposa do dono de um hotel de cinco estrelas e culpa-o por todos os fracassos. Enquanto isso, o filho gasta como se houvesse mesmo dinheiro e sempre que quer engatar alguma rapariga oferece vouchers de estadia com pensão completa...
A equipa do hotel também não parece ajudar muito. É o cozinheiro algo louco, um faz-tudo que não gosta de fazer nada, uma camareira que sonha vir a ser alguém na indústria hoteleira... A dar ordens, uma nova gestora hoteleira, uma mulher, dizem, que tem "tanto de atraente como de burra" e cujas ideias "passam por coisas tão absurdas como uma festa temática dedicada à rubéola, apostar em promoções em mercados emergentes como o aborígene ou o tuaregue e atrair novos clientes na comunidade sem-abrigo".
O elenco da série, assinada pelos humoristas Frederico Pombares e Henrique Dias, conta no elenco, além de José Pedro Gomes, com Victor Espadinha, Cecília Guimarães, Dânia Neto, Susana Mendes, Bruno Simões (entretanto falecido) e Tiago Barroso.
Como exemplo da trama, veja-se que logo ao primeiro episódio, o hotel espera uma visita importante, a do inspector do Turismo de Portugal. Objectivo: passar o Hotel Cinco Estrelas de três para quatro estrelas.
A emissão do primeiro episódio está agendada para sábado às 19h17 na RTP1.