Fugas - notícias

  • De comboio a ver as areias (2009)
    De comboio a ver as areias (2009) Enric Vives-Rubio
  • Na praia da Saúde, Caparica (Agosto 2012)
    Na praia da Saúde, Caparica (Agosto 2012) Enric Vives-Rubio
  • Caparica (Outubro 2010)
    Caparica (Outubro 2010) Enric Vives-Rubio
  • Na praia de S. João (vista em Dezembro de 2006)
    Na praia de S. João (vista em Dezembro de 2006) Enric Vives-Rubio
  • Na praia de S. João (Janeiro 2007)
    Na praia de S. João (Janeiro 2007) Pedro Cunha

Caparica vai ganhar mais um milhão de metros cúbicos de areias no Verão

Por Lusa

As praias da Costa da Caparica vão receber este Verão mais um milhão de metros cúbicos de areias, uma intervenção para reforçar a defesa costeira.

Já foi lançado o concurso público internacional para a terceira fase da alimentação artificial das praias da Caparica, iniciada em 2007, confirmou à Lusa o presidente da junta de freguesia local, António Neves.

Nesta intervenção, explicou o autarca, além da deposição das areias nas praias da Saúde e de São João, serão ainda colocados "uns tubos cheios de areia, fora da praia, para que a retenção de areias seja mais consistente do que aquilo que tem sido até à data". 

"Esperemos que o mar não seja tão agressivo este ano e que tenha alguma bondade para com a Costa da Caparica e que em julho se possa fazer a obra por forma a garantir a segurança de pessoas e bens e manter a defesa costeira que ali se encontra devidamente consolidada", referiu Neves.

As obras, que implicam a distribuição de enormes tubos pelos areais, vão decorrer, à semelhança de anos anteriores, entre Julho e Setembro, mas Neves não receia efeitos negativos sobre o turismo. Acaba por ser uma atracção turística, há quem aproveite os tubos para fazer de cabeceira", comentou.

A intervenção tem de ser realizada numa altura em que as marés são mais baixas e mais calmas porque as dragas (navios que transportam as areias) não suportam ondulações superiores a dois metros.

O reforço da defesa costeira na Caparica, obra estimada em 22 milhões de euros, começou depois de, no final de 2006, o mar ter galgado as dunas, ameaçando o parque de campismo do INATEL, habitações e bares de praia e destruindo o cordão dunar numa extensão de 16 metros.

Situação que não se repetiu nos Invernos seguintes. "Tem havido aqui uma coincidência muito boa": por um lado, o mar "não tem estado tão agressivo como há uns anos" e a colocação das areias e o redimensionamento da defesa aderente - através da colocação de pedras - contribuíram para a protecção das dunas. 

--%>