Fugas - notícias

  • A primeira imagem do World of Discoveries
    A primeira imagem do World of Discoveries DR/DA
  • "O espaço que dará lugar ao World of Discoveries" DR/DA
  • Imagem virtual de um dos espaços
    Imagem virtual de um dos espaços DR/DA
  • Imagem virtual de um dos espaços
    Imagem virtual de um dos espaços DR/DA

Douro Azul quer abrir parque temático das Descobertas no Porto em Outubro

Por Abel Coentrão

Empresário Mário Ferreira pretende iniciar as obras em Março. Investimento é de seis milhões e poderá ter apoios europeus via Turismo de Portugal

O empresário Mário Ferreira apresentou o desenho final do futuro parque World of Discoveries, que espera abrir em Outubro, na zona de Miragaia, no Porto.

O dono da Douro azul, que já reabilitou parte do quarteirão para ali instalar o seu dentro de recepção ao turista, apresentou ontem um esboço mais próximo do que poderá ser encontrado nos dois terços do espaço ainda por reabilitar.

Ali, entre arcadas que outrora guardaram vinho do Porto, vai nascer, ao longo dos próximos meses, um circuito alusivo aos vários pontos do globo que os portugueses foram descobrindo, naquela que hoje é conhecida como a primeira globalização.

De África à Índia, sem esquecer o Cabo das Tormentas – "momento creepy" de um cenário prazenteiro – , os visitantes vão percorrer, de barco, cenários de outrora, em percursos de vinte minutos que custarão oito a dez euros.

Na antecâmara do circuito várias salas complementarão esta viagem com conteúdos alusivos à navegação e à construção naval, por exemplo. Mário Ferreira quer apostar em tecnologia de topo – como os globos planetários 4D, em que a quarta dimensão é o tempo – para mostrar aos turistas os feitos dos portugueses. Muitas das figuras animais que será possível encontrar na viagem serão, inclusive robôs.

O projecto, que deverá criar 14 postos de trabalho, poderá empregar mais gente para animações específicas, em eventos especiais.

O empresário abdicou da parceria com a Câmara do Porto e vai avançar para este projecto sozinho, contando com apoios do Instituto de Turismo, do qual espera, nos próximos dias, uma resposta definitiva e, pelo andamento do processo, positiva. Desta forma, poderá conseguir verbas até 55% dos seis milhões a investir. Dinheiro reembolsável, a juros de zero por cento, ao longo de três anos, frisou.

Entre os 250 mil visitantes anuais esperados, Mário Ferreira estima que 60% sejam estrangeiros.  

--%>