Fugas - notícias

  • Neve em Sintra numa fotografia captada em Fevereiro de 1954
    Neve em Sintra numa fotografia captada em Fevereiro de 1954 DR
  • Vamos voltar a ver neve na Serra de Sintra?
    Vamos voltar a ver neve na Serra de Sintra? Rui Gaudêncio

Hoje pode nevar na Serra de Sintra

Por Lusa

As previsões meteorológicas apontam para a possibilidade de nevar na região de Lisboa durante a noite, particularmente na Serra de Sintra.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) admite, nas previsões divulgadas no seu site, que possa nevar em Sintra, situação que a meteorologista Cristina Simões explicou à Lusa dever-se a uma descida das cotas, ou seja, da altitude a que a chuva se começa a transformar em neve.

“Estamos com uma massa de ar bastante fria, com uma depressão que vai atravessando o território do continente e que nos vai dando precipitação a cotas mais baixas do que é frequente nevar”, explicou.
 
A meteorologista do IPMA explicou que as “cotas estão bem mais abaixo, nos 600/800 metros” e que, durante a noite, poderão descer temporariamente aos 200/400 metros”. Esta situação significa que “irá nevar em sítios onde não é costume acontecer”, disse, acrescentando tratar-se de uma “situação temporária”.
 
De acordo com a meteorologista Cristina Simões, a neve que começou a cair quarta-feira de manhã em algumas zonas de Portugal Continental “é normal, devido à situação meteorológica de inverno”.
 
“Já está a nevar em Bragança e Vila Real e vai continuar durante o dia de hoje. A previsão é que deixe de nevar no final do dia de hoje na região Norte, gradualmente na região Centro durante a madrugada, [sendo que no] Sul [a possibilidade de nevar] ainda se mantém para quinta-feira”, afirmou.
 
Três distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja e oito sob aviso amarelo, devido à previsão de queda de neve, anunciou o IPMA.
 
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, abrange os distritos de Bragança, Vila Real e Viseu, até às 14h59 de quarta.
 
Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, até às 20h59, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, até às 05h59 de quinta-feira, e Portalegre, até às 11h59 de quinta-feira.
 
De acordo com o IPMA, estes distritos estarão sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo temporariamente a cota para os 200/400 metros.
 
Para a região da Grande Lisboa, o Instituto prevê tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado a partir da manhã, bem como aguaceiros a partir do final da manhã, que poderão ser de granizo, com possibilidade de queda de neve na Serra de Sintra para o final do dia.
 
Cristina Simões admite que “com estas cotas tão baixinhas é provável que, durante a noite, quando ocorrerem as temperaturas mínimas, a precipitação possa ser em forma de neve”.  
--%>