É quase uma pré-corrida, a que se espera aos últimos lugares disponíveis para participar na 23.ª Meia Maratona de Lisboa. Com um limite de 35 mil inscritos, restam cerca de 1500 inscrições, que deverão esgotar-se nos próximos dias. A adesão popular é inequívoca: a dois meses de distância tinham sido já batidos os recordes de inscrições. Um motivo de "orgulho" para a organização, que sublinha que os níveis de acolhimento popular aumentam de ano para ano: "é sinal de que o nosso trabalho tem o reconhecimento daqueles para quem trabalhamos", refere Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal.
A maratona, há mais de duas décadas a levar milhares a correr (ou passear...) pela ponte 25 de Abril - além de já ter registado quatro recordes mundiais - , é uma referência entre as provas nacionais e internacionais.
O percurso, com parte competição e uma grande parte de participação simbólica, começa nas portagens da ponte, segue por Alcântara e Av. 24 de Julho até à Praça do Comércio e, no Campo das Cebolas, os atletas voltam em sentido contrário ao trânsito, desta feita até quase ao Dafundo e depois com regresso até à meta, nos Jerónimos. A meia maratona de Elite tem percurso ligeiramente diferente (não inclui ponte e começa em Algés) e a mini maratona faz-se apenas num percurso da ponte aos Jerónimos.
As diferentes categorias da prova tornam a participação é ecléctica, com lugar para amadores e profissionais. Entre eles, atletas de elite, que já venceram algumas das maiores e melhores maratonas do mundo. As expectativas são altas, garante a organização: "O nível competitivo está assegurado, e estou esperançado de que um deles possa bater ou pelo aproximar-se do recorde do mundo", adianta Carlos Móia, relembrando que o prémio (quer feminino, quer masculino), é de 50 mil euros para os atletas que conseguirem superar a marca da prova portuguesa - batida em 2010 por Zersenay Tadese. Anunciada foi também a substituição de Martin Lel - ausente por "razões pessoais"-, pelo etíope Ibrahim Jeilan.
O Banif é o local oficial de inscrições (os clientes podem também inscrever-se online no site do banco). Actualmente, o custo de inscrição é de 19€ para a mini maratona e 22€ para a meia.