À 3ª edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'13, a organização recebeu exactamente 6446 sardinhas de mais de 3200 candidatos. E cada vez mais internacionais: os criadores estrangeiros representam já 15% da competição, somando-se 53 nacionalidades. As idades dos participantes também tem o seu quê de diversidade: dos 7 aos 92 anos.
A escolha das 10 sardinhas finalistas - que terão direito ao estrelato e a viverem sob os holofotes alfacinhas até ao final das Festas de Lisboa, com epicentro nos santos populares em Junho -, coube a um júri composto por Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), Luís Alegre, (director criativo da Ideias com Peso), Pedro Pires (director criativo da Ivity), Jorge Silva (atelier Silva Designers) e Rita Castel-Branco (EGEAC). A grande novidade da selecção é que uma das vencedoras é em formato vídeo. Cada vencedor receberá um prémio no valor de €1000.
Quanto à internacionalização da sardinha, os dados revelados pela organização informa que "nadaram até Lisboa 209 sardinhas brasileiras, 173 espanholas, 172 italianas, 41 romenas, entre outras vindas de países como a Ucrânia, Sérvia, Angola, Bósnia, Cuba, Índia, Perú, Tailândia, Japão
ou China.
Nos prémios, também se reflecte a presença internacional. Além dos vencedores portugueses - Alberto Faria, Bruno Silva, Dário Santos, Hugo Henriques, João Teigas, Leonor Brilha e Susana Marques -, a lista inclui a japonesa Yuichi Fukuda, a chilena Paloma Valdívia Barría e o italiano Bernardo Anichini.
Quem tiver curiosidade de ver sardinhas que ficaram pelo caminho, poderá nadar até ao Facebook, onde já está na grelha uma página (Sardinhas'13 - não oficial) que pretende "dar a conhecer o trabalho de todos os concorrentes do concurso das Sardinhas". "Partilhem a vossa sardinha e juntem-se ao cardume" é o convite.
A sardinha que venceu a versão vídeo, por João Teigas