The Yeatman recebe esta semana mais uma etapa da Rota das Estrelas, evento que volta reunir um conjunto de prestigiados chefs distinguidos com estrelas Michelin. No hotel de Gaia, o luxo vai à mesa com ementas entre 95 e 200 euros.
Pub
Num programa de três dias, que inclui outros tantos jantares preparados por estes mestres da cozinha contemporânea, a ideia passa também por afirmar o Porto na rota dos eventos da alta gastronomia. Assim, para além das iniciativas concentradas no luxuoso hotel sobranceiro ao rio e às caves do vinho do Porto, o programa prevê que os cozinheiros visitem o Mercado do Bolhão e façam um passeio no Douro.
Tendo como anfitrião o chef do The Yeatman, Ricardo Costa, esta cimeira dos fogões conta com a participação do holandês Roeland Klein, do francês Olivier Barbarin e o espanhol Fernando Agrasar, todos com uma estrela Michelin. Os conhecidos Hans Neuner e Dieter Koschina, dos restaurantes algarvios Ocean e Vila Joya, ambos com duas estrelas, repetem a presença do ano passado, o mesmo se passando com Benoît Sinthon (Il Gallo d’Oro, Funchal), José Cordeiro (Altis Belém, Lisboa) e Albano Lourenço (Quinta das Lágrimas, Coimbra), aos quais se juntam Vincent Farges (Fortaleza do Guincho, Cascais) e Vítor Matos (Casa da Calçada, Amarante).
Outra das novidades da edição deste ano está no perfil distinto adoptado para cada um dos jantares, proporcionando assim novas e diversas experiências para os participantes.
Para a primeira noite (dia 18) está planeado um jantar de quatro pratos mas com a particularidade de cada mesa contar com a presença de um dos chefs participantes. Daí que se chame “À mesa com o Chef”: a ideia é proporcionar aos comensais a experiência de trocar ideias e ouvir explicações por parte dos cozinheiros presentes. As inscrições, que já decorrem, custam 95 euros e estão limitadas a 60 pessoas.
Na noite seguinte, o modelo será o clássico da Rota das Estrelas, com um exclusivo menu de seis pratos assinado por outros tantos cozinheiros convidados. Igualmente limitado a 60 pessoas e o preço é de 150 euros.
Na noite de sábado, é anunciado “um jantar exclusivo e sofisticado” preparado por Koschina, Neuner, o holandês Roeland Klein e Ricardo Costa. Custa 200 euros e é limitado a 50 inscrições.