O voo, segundo informação na ficha do vídeo publicado esta terça-feira, foi realizado em Dezembro, na Foradada de Montserrat, na Catalunha. Alexander Polli, norueguês de 28 anos, especializado em desportos radicais aéreos (basicamente todos os que envolvam saltos arriscados e quedas-livres), já tinha realizado (e filmado) diversas proezas, cada uma mais vertiginosa que a outra. Mas, desta feita, há que levar em conta que o norueguês realiza um "voo táctico através de uma cova estreita" numa montanha particularmente escarpada.
Segundo referem, Polli atingiu velocidades de 250 km/h enquanto segue "uma trajectória precisa pela abertura". Depois, como se pode ver no vídeo, voa directa e cirurgicamente através da dita.
Para preparar o salto, refere o jornal catalão La Vanguardia, Polli mobilizou, no final do ano passado, uma equipa na montanha de Montserrat, tendo contado com o apoio de praticantes de salto BASE (i.e., adeptos de saltos de prédios, pontes ou penhascos - BASE significa Building Antenna Span & Earth, Prédio Antena Ponte e Terra).
O radical desportista lança-se em queda livre de um helicóptero e avança depois, em voo no seu fato-com-asas, em direcção ao buraco entre as rochas com uma precisão impresionante.
O vídeo foi filmado em alta definição e não é preciso poderes adivinatórios para pressagiar um êxito viral. Está disponível no portal EpicTV, dedicado a desportos extremos, que actualmente está a realizar um concurso de curtas-metragens onde se prometem prémios em dinheiro no valor de 50 mil dólares (38 mil euros).