Fugas - notícias

  • A Torre à noite, cercada de gaivotas
    A Torre à noite, cercada de gaivotas Paulo Ricca
  • A Torre marca o olhar da Invicta
    A Torre marca o olhar da Invicta Adelaide Carneiro
  • Sobre o casario
    Sobre o casario Paulo Ricca
  • Com alpinistas a acertarem o relógio em 2012
    Com alpinistas a acertarem o relógio em 2012 Adriano Miranda
  • Alpinista a acertar o relógio em 2012
    Alpinista a acertar o relógio em 2012 Adriano Miranda
  • Alpinista a acertar o relógio em 2012
    Alpinista a acertar o relógio em 2012 Adriano Miranda
  • Vista a partir da Torre
    Vista a partir da Torre Nelson Garrido
  • Igreja dos Clérigos
    Igreja dos Clérigos Rui Farinha
  • Imagem de Nossa Senhora da Lapa
    Imagem de Nossa Senhora da Lapa Rui Farinha
  • Os bombons da Arcádia que celebram a Torre
    Os bombons da Arcádia que celebram a Torre Adriano Miranda
  • A Torre com iluminações de Natal
    A Torre com iluminações de Natal Manuel Roberto

Porto celebra 250 anos de Clérigos

Por Fugas

Os 250 anos dos Clérigos, ex-líbris do Porto, continuam a ser assinalados com uma série de iniciativas ao longo do ano, entre projectos de restauro e turísticos, concertos e publicações, bilhete-postal e moeda de 2€ comemorativos ou bombons. 

Depois de um fim-de-semana oficial de celebrações dos 250 anos da Torre dos Clérigos com concertos, a 21 e 2 de Abril,  o aniversário do ex-líbris do Porto continua a ser celebrado ao longo de 2013.

O programa de festejos inclui projectos de reabilitação, concertos, exposições, conferências, iniciativas para escolas e crianças, parcerias com instituições da cidade, novas publicações e muito mais (o programa oficial das comemorações está disponível no site oficial).

Já esta terça-feira, dia 23, será apresentada uma nova edição do livro “Uma Aventura no Porto”, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, que integra um capítulo novo relacionado com os 250 anos dos Clérigos (durante a apresentação será mesmo feita uma encenação de um episódio passado na Torre pelos alunos de Teatro do Rosário). 

As celebrações passam (também na terça-feira) pelo lançamento pelos Correios de Portugal de um bilhete-postal alusivo à data. E já se sabe que haverá um "Euro Clérigos", uma moeda de 2€, cuja cunhagem já foi aprovada pelo Banco Central Europeu, alusiva ao aniversário.  

Mais doce é a homenagem da confeitaria Arcádia, que criou o bombom "Clerigus", com sabor a canela e gengibre. Comercializado numa caixa criada por dois alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, acompanhado por um texto de Germano Silva, está à venda na Confeitaria Arcádia e na loja da Torre. Já os alunos da Escola de Hotelaria do Porto dedicam-se à construção da torre em chocolate. E a empresa Ach Brito criou um sabonete alusivo à data. 

Segundo o padre Américo Aguiar, Presidente da Irmandade dos Clérigos, haverá também novas brochuras em vários idiomas sobre a história do monumento, além da colecção de quatro obras sobre a história dos Clérigos assinadas por especilistas de várias áreas (Hélder Pacheco escreve sobre a Torre e a sua relação com a cidade, Germano Silva relata a história da Irmandade dos Clérigos, Francisco Queiroz sobre a arte da igreja e torre, Manuel Montenegro sobre a arquitectura). Até 1 de Junho, pode ser visitada a mostra “Torre dos Clérigos, um Porto Barroco”.

As celebrações dos 250 anos dos Clérigos, comissariadas pelo presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, passam também pela reabilitação. Em Março, foi dada a conhecer a recuperada cripta dedicada a Nossa Senhora da Lapa. Foi assinado um protocolo com a autarquia do Porto para "implementar um programa de acção para a recuperação, requalificação, valorização e divulgação do espaço religioso, desenvolvendo uma série de atividades em parceria". Pretende-se reabilitar todo o monumento a longo-prazo, projectando-se um espaço museológico com oferta diversificada de conteúdos, entre materiais litúrgicos e ourivesaria, além da criação do Museu de Cristo.

“Temos feito das tripas coração, como é costume no Porto, mas ainda temos muitos projectos. Queremos criar um circuito turístico dentro da própria torre, queremos que os turistas permaneçam mais tempo dentro do edifício, porque isso significa mais tempo na cidade, significa dormir, jantar e mais divisas para a cidade, para as suas gentes e para os comerciantes”, comentou o padre Américo Aguiar à Lusa.

--%>