Fugas - notícias

A rota Lisboa - Tânger arranca a 28 de Outubro

A rota Lisboa - Tânger arranca a 28 de Outubro Rafael Marchante / Reuters

TAP estreia voos para Tânger e Boavista

Por Fugas

Mais Marrocos e mais Cabo Verde são apostas da TAP a partir do Outono

África continua a ser um continente de eleição para a TAP. A companhia portuguesa anunciou novos voos para Tânger, em Marrocos, e Boavista, em Cabo Verde.

Por terras marroquinas, Tânger passará a contar a partir de Outubro com voos directos, juntando-se a Casablanca (que também terá reforçada a capacidade) e Marraquexe. Com a abertura da rota, "o número total de lugares oferecidos semanalmente pela TAP entre Portugal e aquele país aumenta 50 por cento", informa a empresa em comunicado.

No site da TAP já se encontram voos para o novo destino, que arranca a 28 de Outubro. Serão cinco frequências semanais: aos domingos e segundas e de quarta a sexta. O preço mínimo encontrado ronda os 300€ ida-e-volta. Para Marrocos, em 2012, a transportadora atingiu 47 mil passageiros, "um crescimento de 30 por cento relativamente ao ano anterior".

Para Cabo Verde, a TAP já voa para o Sal, Praia e S. Vicente. A partir de 29 de Outubro, começa também a voar para a Boavista. Serão dois voos semanais (sábados e terças) por um preço que pode ir de cerca de 500 a 700 euros. No total, a empresa passa a ter 13 voos semanais para Cabo Verde, que podem chegar aos 17 "em período de pico de tráfego".

Com estas novas frequências, a TAP passa a contar com 71 voos semanais para 15 destinos naquele continente, um número que reflecte o crescimento da importância das rotas africanas para a empresa portuguesa que, nos últimos dez anos, "mais que triplicou a sua operação para África": segundo dados revelados pela empresa, em 2003 tinha 22 voos por semana (para sete destinos) e, nesse ano, transportava 269 mil passageiros; em 2012, transportou 675 mil.

O primeiro trimestre de 2013 também revelou dados positivos nas rotas africanas. Em relação ao período homólogo do ano passado, "registou um crescimento de tráfego de 2,5%, com a taxa de ocupação a melhorar 2,6 pontos percentuais" - no final de Março, atingia "um valor médio de 72,5%". 

--%>